quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Aviary lança um editor de imagens em HTML5

Aviary, uma companhia de produção de aplicações para a web, anunciou o seu novo produto, um poderoso editor de fotos baseado em HTML5.

Como as restantes aplicações Aviary, o editor de fotos (HTML5) - chamado de Feather - é de fácil utilização e surpreendentemente poderoso. Para além da utilização de HTML5 como código base (como oposição ao Flash, Silverlight ou outras aplicações RIA), o que diferencia esta aplicação é a capacidade que esta tem de ser portátil e/ou embutida.

A Aviary já continha uma aplicação para edição de imagem baseada em Flash, o Phoenix.
Foi lançado à cerca de dois anos e tem bastantes características interessantes. Portanto, o que será que torna o Feather diferente e especial?

No blogue da Aviary, foi discutido o tema : "Razões para a construção do Feather". Primeiro, a Aviary disse que sabia que queria ter capacidades para se lançar ao mundo da criatividade que acontece fora do Aviary.com. Porque o Feather é uma aplicação portátil e com a possibilidade de ser embutida, os criadores poderão facilmente integra-lo (ao Feather) nos seus sites e/ou aplicações. Isto significa que os utilizadores não terão que abandonar uma pagina ou experiência para completar o processo, para depois ter que voltar atrás.

Além disso, terceiras partes que utilizam produtos da Aviary (como o Phoenix e outras ferramentas de edição de imagem) tinha solicitado uma única e simples ferramenta.

Então, com o Feather, a Aviary pretendeu juntar as mais populares funções de edição de imagens, e coloca-las numa única e portrátil aplicação. Os criadores poderão personaliza-la e escolher quais as funções que pretendem incluir ou excluir. O facto de se tratar de uma ferramenta baseada em HTML5, possibilita a integração em outras aplicações. A Aviary também referiu que pretendia abrir ainda mais as portas Open Sources, lançando um aplicativo móvel.