terça-feira, 2 de novembro de 2010

Adobe apresenta: ferramenta de conversão Flash-para-HTML5

Quando Paul Gubbay, da Adobe, foi questionado sobre a opinião da empresa acerca do Flash e do HTML5, Gubbay respondeu que a Adobe estava claramente interessada em suportar ambas as plataformas.

Na conferência Adobe Max, aquela mensagem foi manifestada com a demonstração de uma ferramenta de conversão de Flash para HTML5, que actualmente está sobre estudos. A ferramente é incrivelmente impressionante visto que converte completas animações em Flash para HTML5.

Actualmente, a Adobe oferece plugins para o Illustrator CS5 e Dreamweaver CS5. A Adobe oferece também uma ferramenta de exportação para HTML5 e JavaScript, para o Illustrator CS5. O que diferencia esta ferramenta do Flash, é o facto de que a mesma não suporta apenas animações, mas sim elementos com animações embutidas. Veja o vídeo demonstrativo para entender como os utilizadores serão capazes de retirar, do código HTML5 recém-convertido, elementos para inserir novamente num outro lugar, numa outra página web.

Estas animações ou interacções poderão ser visualizadas em vários tipos de dispositivos - incluindo o iPhone e iPad. É uma ferramenta que possibilita a conversão de filmes e animações.

A Adobe poderá estar seriamente interessada em "puxar" o Flash e o Adobe Air para as plataformas como o BlackBerry PlayBook, os sistemas operativos da HP e o Android da Google, mas isto não significa que a companhia não está dando ouvidos
aos seus clientes e a oferecer soluções multi-plataforma que podem trabalhar em muitos tipos de dispositivos. Na última semana, a Adobe apresentou o novo Widget, o HTML5 Video Player.

Veja o vídeo demonstrativo aqui

Ler artigo original aqui.