quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Google diz que os Estados Unidos favorecem a Microsoft

A companhia Google acusou o Departamento do Interior dos E.U.A., alegando que a agência favorece a rival Microsoft na definição de critérios de licitação para a criação de um novo sistema de email.

O processo, aberto no U.S. Court of Federal Claims, argumenta que o pedido da agência foi escrito para excluir os serviços online da Google, Google Apps, afirmando que o sistema tinha que incluir o Microsoft Business Productivity Online Suite.

A decisão do Departamento do Interior de só considerar a norma da Microsoft é "excessivamente restritiva da concorrência", escreveu o Google na sua denúncia. O processo transforma a tabela no governo dos EUA, que recentemente intensificou o controlo das aquisições do Google e práticas de privacidade.

A porta-voz do Departamento do Interior, que incluí o National Park Service e o Bureau of Indian Affairs, recusa-se a comentar o incidente. A agência procura um serviço de email e plataforma de colaboração que que suporte a utilização de 88 000 de funcionários. No contrato está estimado uma media de 59 milhões de dólares durante cerca de cinco anos.

A venda do serviço de email e de software para o governo federal é algo relativamente novo na batalha entre a Google e a Microsoft.

"Um processo justo e aberto e os contribuintes dos EUA poderiam salvar dezenas de milhões de dólares e resultar em melhores serviços", disse um porta-voz da Google. "Estamos solicitando ao Departamento do Interior para permitir uma verdadeira concorrência ao seleccionar seus provedores de tecnologia".

A porta-voz da Microsoft recusou-se a comentar.

A queixa da
Google, apresentado sexta-feira juntamente com a sua parceira Onix Networking Corp., visa bloquear o Departamento do Interior de prosseguir com os pedidos de propostas sobre o contrato sem antes realizar um processo de concursos.

A Google tem tido enorme sucesso ao conseguir que agências federais experimentem o Google Apps. Os laboratórios Lawrence Berkeley, do Departamento de Energias, deslocou este ano cerca de 5000 contas de email para o Google Apps, e outras 10 agências começaram programas piloto para testar o Google Apps, disse a Google.

Segundo a denúncia, oficiais do Departamento do Interior disseram que a Google estava comprometida com um concurso para o contrato, mesmo que o departamento tenha preferência na tecnologia Microsoft.

Ler artigo original aqui.