quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Flash vs. HTML5: a versão "Pong"

Existem muitos rumores em volta do Adobe Flash desde que a Apple o baniu do iPad. Importante para o debate foi a afirmação de Steve Jobs de que o Flash não seria mais necessário, obrigado ao HTML5 e ao seu poder.

O debate é denominado por muitos como Flash vs. HTML5, onde apenas um poderá reinar em toda a web. Será mesmo este o caso?

Uma pequena aplicação, elaborada pela Code Computerlove, coloca o debate num novo contexto. Numa primeira vista, isto parece-se com uma simples versão do popular jogo de computador: Pong. O que torna esta aplicação diferente de todo o resto mesmo usando ambos os recursos, HTML5 e Flash.
O lado direito do quadro foi elaborado através de HTML5 enquanto que o lado esquerdo do jogo foi elaborado utilizando o Flash.

Aqui está o que a Code Computerlove tem a dizer acerca da sua aplicação, assim como do debate Flash e HTML5:
"O debate Flash vs. HTML5 tem causado demasiada discussão no últimos meses, obviamente, fez-nos pensar aqui na Code Computerlove. Acreditamos que ambas as tecnologias não se encontram em competição, e cada uma tem os seus propósitos, mas tudo isto poderá ser divertido se as colocássemos em concorrência directa."

Enquanto que acreditamos que o HTML5 é o futuro, não achamos que o flash seja propriamente o passado. Continua a suportar uma vasta maioria de vídeo na web e pode criar fantásticas experiências online, o que o HTML5 simplesmente não pode produzir ainda. Se não tivéssemos dito que a versão da Code Computerlove do Pong foi produzido com ambas as tecnologias, provavelmente nunca teria notado nenhuma diferença.





E agora se me permitem, tenho um jogo Pong para jogar.  Experimente também.


Ler artigo original aqui.