terça-feira, 11 de outubro de 2011

Duplicar a banda larga aumenta PIB em 0,3%

A duplicação da velocidade da banda larga aumenta o PIB de uma economia em 0,3 por cento. A conclusão é de um estudo da Ericsson, da consultora Arthur D. Little e da Universidade de Tecnologia de Chalmers, onde foram analisados 33 países da OCDE.

O crescimento de 0,3 por cento no PIB dos países da OCDE equivale a 126 mil milhões de dólares, perto de 94 mil milhões de euros. A Ericsson explica ainda, em comunicado, que a “disponibilidade como a velocidade da banda larga são fortes factores dinamizadores da economia”. Um estudo elaborado no ano passado demonstrou que, para cada 10 pontos percentuais de aumento de penetração da banda larga, o PIB aumenta um por cento.


“A banda larga tem o poder de estimular o crescimento económico, através da eficiência para a sociedade, empresas e consumidores”, afirmou Johan Wibergh, Head of Business Unit Networks da Ericsson. O responsável acrescentou ainda que a banda larga “abre possibilidades para serviços online mais avançados, serviços de utilidade mais inteligentes, telepresença e telecommuting”. “Na área da saúde, por exemplo, esperamos que as aplicações móveis sejam utilizadas por 500 milhões de pessoas”, esclareceu Johan Wibergh.