sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Um quarto das redes Wi-fi portuguesas estão desprotegidas

Um estudo da empresa de segurança eletrónica BitDefender estima que 25% das redes wi-fi usadas pelos portugueses podem ser facilmente atacadas por hackers.

A marca romena informa que estes números foram apurados após a análise a 2133 redes wireless de consumidores domésticos empresariais portugueses.

O estudo,que foi realizado entre 22 de Novembro de 2010 e 3 de Outubro de 2011, concluiu que 61% das redes analisadas estavam bem protegidas com códigos WPA ou WPA2. Em contrapartida, o mesmo estudo apurou que 19% das redes analisadas recorrem a códigos WEP, que já se encontram ultrapassados do ponto de vista de segurança.


Em comunicado, a BitDefender refere ainda que 11% das redes em análise mantêm as passwords que vêm do fabricante "por defeito", e há mesmo seis por cento de redes que nem sequer têm credenciais de segurança.

Nas empresas, o panorama não é muito diferente: 62% das redes analisadas estão protegidas com sistemas de segurança WPA e WPA2, enquanto 15% das redes mantêm sistemas de segurança WEP.

Os investigadores da BitDefender descobriram que 22% das redes Wi-Fi dessas empresas não tinham qualquer sistema de segurança ativado.