segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Filmes no iTunes chegam a Portugal

Demorou, mas... eis que os clientes da Apple passam finalmente a ter acesso à compra e aluguer de filmes no iTunes.

Nem entrando na questão dos preços (por exemplo, podem comprar o "clássico" The Abyss por 7.99 euros, ou alugá-lo por 2.99 euros; enquanto filmes mais recentes, como X-Men First Class, custam 13,99 euros - ou 16.99 euros em HD - e o aluguer destes mais recentes sobem para 3,99/4,99 euros caso esteja disponível essa opção) é sem dúvida um passo importante para que Portugal seja tratado "como igual" no acesso a este tipo de conteúdos.

Nota: No caso dos alugueres, têm 30 dias para começar ver o filme, mas após o início da visualização têm apenas 48h para o fazer.


Igualmente importante será consciencializar as pessoas para a necessidade de começarmos a ter políticas transparentes sobre a gestão destas compras digitais que se vão tornando cada vez mais populares. Ao contrário de uma App feita especificamente para um dispositivo, um filme - tal como uma música - deverá ser algo que deveríamos ter a possibilidade de usar/ver/ouvir e transferir para todo e qualquer equipamento que tenhamos - considerando que daqui por 2, 3, ou 10 anos se opte por passar para outra "plataforma".

Outro ponto negativo: os filmes no iTunes aparentemente nem sequer têm disponíveis legendas em Português, o que também não ajudará a cativar o público.