quinta-feira, 7 de julho de 2011

Tecnologia para treinadores do futuro

José Mourinho já não conta apenas com a ajuda dos portugueses Cristiano Ronaldo, Ricardo Carvalho, ou Pepe, para triunfar. O treinador do Real Madrid conta agora também com a ajuda da empresa portuguesa Forward Green, que desenvolveu o chamado "Training to Play", um instrumento precioso para testar e armazenar táticas de jogo.

Uma das imagens associadas a José Mourinho são os seus blocos de notas. Durante os jogos, o treinador português escreve, testa e armazena tácticas preciosas para o desenrolar dos jogos. Mas este cenário está prestes a mudar. É que, em vez dos blocos de notas, Mourinho vai passar a andar com um iPad nas mãos e que carrega um instrumento especial: o Mourinho Tactical Board, um software que permite aos utilizadores testar e armazenar tácticas e estratégias quer da equipa quer dos adversários e que foi criado por uma empresa portuguesa, a Forward Green.

Para uma pequena empresa de Barcelos, criada há um ano, a possibilidade de desenvolver um produto para aquele que foi considerado já um dos melhores treinadores de futebol do mundo foi um grande passo em frente. Tudo começou com a experiência de um treinador de futebol profissional e a percepção de que o caminho a seguir para os próximos anos envolvia a utilização de tecnologias na área do desporto. "Depois de analisarmos o mercado, e de várias conversas com profissionais da área, notámos algumas falhas neste campo e partimos para a criação da empresa", explica Pedro Araújo, um dos responsáveis da empresa.

A partir da empresa Brandit (empresa de soluções integradas para marketing e comunicação a nível digital) foi, então, criada a Forward Green. Esta nasce de uma especialização da Brandit na área de equipamentos e softwares vocacionados para o desporto. A FG foi, então, fundada por dois elementos e começou por deter as marcas "T2P" e "Training to Play", duas insígnias especializadas em equipamentos desportivos e audiovisuais e que surgiram da referida necessidade de criar equipamentos e software vocacionado para o desporto. A empresa acabou por reforçar o número de colaboradores com pessoal especializado em programação informática e design de produto e os projectos na área tecnológica aplicada ao desporto foram surgindo. Acabou, mesmo, por ser um cliente da empresa a elevar a notoriedade da Forward Green, ao propor o nome da empresa ao clube da capital espanhola, o Real Madrid, para desenvolver um produto que se adaptasse às novas tecnologias e que permitisse ao treinador fazer a gestão estratégica e de planeamento da sua equipa e de equipas adversárias.

"Foi-nos passada a necessidade de criar uma ferramenta de auxílio ao treino e ao jogo", conta o empresário. E, daí, até começarem as reuniões com José Mourinho foi um passo. Após várias reuniões com o treinador português, surgiu a Mourinho Tactical Board, uma aplicação desenhada especialmente, mas não exclusivamente, para treinadores de futebol, totalmente desenvolvida pela empresa portuguesa.

O projeto que durou 7 meses, passou para as páginas dos jornais e os resultados estão à vista: a procura de soluções oferecidas pela Forward Green aumentou depois da apresentação do aplicativo. Esta é, afinal, "uma consequência natural da maior exposição pública da empresa, e dos produtos que desenvolvemos", afirma Pedro Araújo. Não tendo ainda a noção do impacto que esta mediatização terá, o certo é que a divulgação do seu nome e trabalho contribui para o negócio, pois não é só o Real Madrid que utiliza produtos desta empresa. De facto, Pedro Araújo conta que actualmente existem produtos da empresa a serem testados em alguns clubes, mas nestas coisas, o segredo é a alma do negócio: "Não podemos para já revelar. Dentro de alguns meses daremos noticias sobres estes novos aplicativos", afirma o responsável da Forward Green, referindo que a empresa está neste momento a desenvolver mais soluções de softwares ligados ao desporto para iniciar o processo de internacionalização.

Bilhete de identidade
Nome Forward Green
Início de actividade Brandit - 2006/ Forward Green - 2010
Localização Barcelos
Colaboradores 10
Facturação em 2010 Brandit - €800.000 / Forward Green - €41.000

Treinar com a ponta dos dedos 
Já disponível para PC, Mac, Linux e Android, a Mourinho Tactical Board permite a um treinador profissional ensaiar a sua estratégia, guardar informação sobre os adversários e gerir todo o tipo de detalhes de um jogo de futebol no momento.

Qualquer indivíduo que goste de futebol pode adquirir a aplicação e fazer uso das funções de simulação de estratégias e tácticas, bem como armazenar de informação sobre qualquer clube. Contudo, não se trata de um jogo que emula o trabalho de um treinador, como alguns já existentes no mercado, este software é bastante simples de utilizar. Uma ferramenta que agradará não só a profissionais, mas também a qualquer amante de desporto e deste tipo de utilitários. Para aqueles que têm a última geração de gadgets, como o iPad, a Mourinho Tactical Board ainda não está disponível mas encontra-se em fase de desenvolvimento, à semelhança da versão para Playbook.