segunda-feira, 4 de julho de 2011

Apple é atacada por hackers

Um grupo de hackers, denominado de Anonymous, atacou um dos servidores da Apple, disponibilizando posteriormente usernames e passwords no seu perfil do Twitter, juntamente com um aviso de que a Apple poderia ser o próximo alvo dos seus ataques.

"Não sendo tão sério, mas (...) #Apple poderá ser um alvo, também. Mas não se preocupem, de momento estamos ocupados", foi a mensagem publicado por @AnonymousIRC, juntamente com um link que redirecciona para o ficheiro de texto hospedado no site Pastebin, ficheiro o qual contem aparentemente usernames e passwords de uma base de dados SQL de um dos servidores da Apple.

O site em questão (de momento, offline) é um site Apple Business Intelligence, e a base de dados é relacionada com a avaliação do mesmo.

Embora seja improvável que este ataque possa causar demasiados estragos à Apple (as password são encriptadas), é um aviso de que a Apple, uma companhia com segurança de alto nível, poderá não estar a salvo dos ataques dos hackers do grupo Anonymous e de outros afiliados.

No mesmo instante do tweet publicado pelo grupo Anonymous, um hacker libanês de nome Idahc publicou no Twitter que tinha encontrado uma vulnerabilidade no SQL do servidor da Apple. O hacker, que afirmou que não estava afiliado com o grupo LulzSec ou Anonymous, afirmou que tinha usado o ataque ao servidor da Apple Consultants Network, mas que não tinha publicado nem revelado os usernames nem passwords.

Nenhum porta-voz da Apple comentou o sucedido.