quinta-feira, 28 de julho de 2011

Ford pretende extinguir os leitores de CDs nos automóveis

Em tempos, um leitor de cassetes num automóvel era algo considerado como bastante sofisticado.

Hoje em dia a realidade é outra. O futuro mostra-nos que ouvir música em viagem será possível sem que para isso haja um leitor introduzido no veículo, acabando com aquele momento em que procuramos o álbum novo no porta-luvas, ou em outros locais do automóvel.

A Ford informou que irá retirar os leitores de CDs da sua frota de automóveis e que pretende que os seus utilizadores acedam às suas playlists através da Internet.

Com esta informação, a Ford torna-se na primeira marca automóvel sem leitor de CD, e cassete por vezes.

O habitáculo do novo Ford Focus irá apenas conter uma entrada USB para conexão de iPod ou um outro leitor mp3.

Sheryl Connelly, representante da Ford, disse: "O sistema de entretenimento do automóvel está cada vez mais avançado, talvez mais ainda do que qualquer outro sistema do próprio automóvel. O leitor de CDs - tal como o telefone pago - está destinado a desaparecer face às novas tecnologias."

Contudo, e se a Ford for em frente com esta nova funcionalidade, não será necessário conectar o iPod durante a viagem.

Em vez disso, os novos modelos de automóveis terão um sistema de sincronização, o Sync Infotainment Hub, que incluí uma tomada para ligação de um dongle, o que transforma o automóvel num HotSpot Wi-Fi.

A Ford argumenta ainda que a venda de leitores de CDs tem caído nos últimos tempos. Em 2010 a venda de álbuns físicos teve uma queda de 12,4%, ao contrário da venda de álbuns digitais que aumentou 30,6% (dados referentes ao Reino Unido).

A Ford espera que 2 milhões de veículos sejam abrangidos pelo sistema Sync Infotainment, em 2015.