sexta-feira, 20 de maio de 2011

Facebook e Apple sofrem pressão para respeitar privacidade

Uma grande quantidade de informações sobre localização, incluindo dados de aparelhos móveis de adolescentes, está a ser recolhida e vendida sem o consentimento dos consumidores, algo que precisa de ter fim, afirmaram nos Estados Unidos formuladores de políticas numa comissão de empresas de tecnologia na quinta-feira.

Embora eles tenham notado que a Apple, Google, Facebook e outras empresas do sector contribuíram com grandes inovações tecnológicas, também mostraram irritação com a recolha e a venda de dados de consumidores sem o seu consentimento. Grande parte da «ira» deve-se a aplicações de smartphones e a recolha de dados de adolescentes.

«Um adolescente que aceda a uma aplicação pode não se dar conta de que a sua agenda de contactos está a ser disponibilizada e partilhada com terceiros. Isso não deveria acontecer neste país sem a permissão de um adulto», disse o senador John Rockefeller, presidente da Comissão de Comércio.

A descoberta, no mês passado, de que os iPhones da Apple recolhiam dados de localização e armazenavam-nos por até 1 ano - mesmo quando o software de localização devia estar desligado - estimulou novas investigações sobre localização e privacidade.

O Google, que também provocou discussões sobre privacidade com controvérsia sobre os seus serviços Buzz e Street View, entre outros, foi arrastado para a discussão por fornecer software de smartphones com Android.