quinta-feira, 19 de maio de 2011

Mourinho Tactical Board: afinal de que se trata?

Quer ser o próximo Mourinho? É uma tarefa muito difícil mas o "Mourinho Tactical Board" pode lhe dar uma grande ajuda.

A Forward Green, empresa de Barcelos, criou um software para José Mourinho que põe fim ao seu já famoso bloco do treinador luso ou aos bilhetes que os jogadores levavam para dentro de campo. "Com este software posso prever a táctica que o adversário vai jogar e, durante o encontro, posso fazer as alterações que bem entender de uma forma fácil e rápida", diz Pedro Araújo, responsável da empresa. Estes barcelenses são um caso de sucesso no mundo dos negócios.

A partir da Brandit, uma empresa especializada na produção, licenciamento, duplicação e distribuição de conteúdos (vídeo, áudio, jogos e ROM), para os mais diversos suportes, criaram a Forward Green. "Começamos a ter cada vez mais solicitações ligadas ao desporto e decidimos, o ano passado, criar esta empresa. Desenvolvemos software ligados ao desporto ou equipamentos desportivos que tenham uma mais-valia em termos de tecnologia", explica ao JB o responsável da empresa. "A ideia não foi nossa", diz Pedro Araújo.

"O primeiro contacto foi feito por alguém do Real Madrid, que tinham ouvido falar muito bem de nós. Fui a Madrid e, a partir daí, tudo se desenrolou com naturalidade", lembra. Daí em diante, os contactos foram sempre feitos com José Mourinho e com o barcelense Rui Faria - "ajudou-nos bastante na parte de desenvolvimento" - e em apenas um mês criaram a primeira versão do programa. Depois com as alterações sugeridas pelo técnico português, foram mais quatro meses ate obter a formação final... "mas já estamos a trabalhar numa segunda versão", revela o responsável.

A grande novidade deste software e a possibilidade de poder preparar as bolas paradas. "Posso simular penaltis, cantos, livres directos ou indirectos,
frontais, laterais, etc., tanto a favor como contra. Nenhuma outra aplicação no mercado tinha isto", afirma Pedro Araújo. Na Posição Global Táctica, o mais utilizado durante o jogo, há mil e uma situações que se podem fazer ou prever. "Ainda tem a mais-valia de podermos riscar ou apagar como se fosse em papel'', explica. "Em papel para simular varias situações de jogo e necessária varias folhas".

Com este software, as possibilidades são imensas e cabe tudo num pequeno telemóvel que podemos transportar para qualquer lado", diz Pedro.

Este software foi pensado especialmente para o treinador português, contudo, Mourinho lembrou que aquele programa dava jeito a qualquer outro treinador. Daí à comercialização foi um pequeno passo.


Os preços variam entre 39,95 euros para PC's; 19,95 euros para Tablets (usado por Mourinho), e 9,95 euros para Smartphones - podem ser adquiridos em http://www.mourinhotacticalboard.com/ ou no Android Market. Após o lançamento do software, o sitio na internet do "Mourinho Tactical Board" teve 60 mil visitas em apenas 48 horas. "Já vendemos algumas centenas para países desde dos EUA, ate a China, passando por Espanha, Suíça, Bélgica, Itália, México, Rússia ou Argentina". Já não e novidade de que tudo o que José Mourinho faz é noticia.

O "Mourinho Tactical Board" não foi excepção e jornais de todo o mundo noticiaram mais um a inovação do técnico luso. O nome da empresa e de Barcelos correu mundo, o que deixa Pedro Araújo extremamente satisfeito.
"A melhor publicidade para uma empresa é a que passa de boca em boca. Nós temos crescido assim, ate agora tem gostado do nosso trabalho e recomendam a outras pessoas ou empresas", recorda.