quinta-feira, 19 de maio de 2011

Apple quer tornar os cartões SIM mais pequenos

A Apple apresentou uma proposta para tornar os cartões SIM mais pequenos do que os actualmente utilizados pela empresa nos seus dispositivos

A revelação foi feita por uma executiva da operadora Orange, em declarações à agência Reuters, que afirma que o objectivo da Apple é integrar estes cartões em dispositivos ainda mais finos.

A existência da proposta da Apple foi já confirmada pela ETSI, a organização europeia responsável pelos standards no sector das Telecomunicações, que refere que ainda deverá durar algum tempo até surgir um novo formato de cartão SIM.

De acordo com um porta-voz da ETSI «este processo pode demorar algum tempo, um ano ou mais, caso surja um grande desacordo entre os representantes do sector».

O responsável da ETSI citado pela agência noticiosa adianta contudo que «quando houver um consenso alargado entre as empresas que integram o comité dos standards, o processo poderá ser acelerado».

Segundo a executiva da Orange, algumas das operadoras já deram o aval ao novo formato e prevêem que comecem a surgir no mercado os primeiros dispositivos compatíveis com estes cartões SIM mais pequenos em 2012.