sexta-feira, 27 de maio de 2011

Facebook: uma potencial ferramenta na Internet

O Facebook pretende entrar em parcerias com companhias online de música e vídeo para lançar uma nova característica que será integrada em páginas web exteriores ao perfil do Facebook.

A nova característica terá a forma de widget ou aba que tomará lugar na página de perfil do utilizador, de acordo com o "The New York Times". O serviço irá permitir ao utilizador partilhar as músicas que esteve a ouvir, disponibilizando essas mesmas músicas aos seus amigos para que estes possam ouvir e partilhar.

A rede social tem discutido com várias companhias multimédia, o interesse de integrar os seus conteúdos através da nova aplicação, incluindo a Spotify. Esta semana surgiram rumores sofre uma possível parceria entre o Facebook e a Spotify. Este rumores reportavam que o Facebook teria escolhido a Spotify para suportar o seu novo serviço. O "New York Times" também noticiou que, apesar de tudo, o Facebook não se quer comprometer com apenas um serviço de música, querendo assim vários parceiros para a sua nova plataforma.

Imagine que poderia ver o que os seus amigos estiveram a ouvir no Netflix ou no Pandora através dos seus perfis do Facebook. Agora imagine se pudesse também ver as recomendações dos seus amigos com um único clique. Tudo isto poderia tornar o Facebook numa grande plataforma multimédia online. Conteúdos multimédia e recomendações poderiam dar ao Facebook uma nova apresentação que levaria os seus utilizadores a permanecer na rede social por bastante tempo.

O Facebook pretende tornar-se num grande sistema de operações na web, mas para tal este deveria também disponibilizar conteúdos áudio, vídeo, series de TV e até mesmo ebooks. E este serviço parece ser desenvolvido para suportar tudo isto.