quinta-feira, 7 de outubro de 2010

W3C diz que HTML5 não está pronto para a Web

Se de por um lado, as companhias como a Google, Apple, Microsoft apoiam fervorosamente o HTML5 e os criadores se apressam a mostrar os truques que conseguem fazer, por outro, os que actualmente supervisionam o HTML5 dizem para irem com calma.

Actualmente, "existe muito entusiasmo em torno do HTML5, mas ainda é um bocado cedo para o implantar porque estamos a ir contra problemas de interoperabilidade." Vários dispositivos e browsers não conseguem manipular, de forma consistente, o HTML5, principalmente quando este aparece para conteúdos vídeo.

"Eu não acho que esteja pronto para produção já," continuou Philippe Le Hégaret da W3C. "O verdadeiro problema é que nós podemos pô-lo a funcionar em todos os browsers mas hoje em dia não é o que está a acontecer."

O HTML5, que rebentou com a W3C Web Hypertext Application Technology Working Group em 2004, deverá ser totalmente aprovado dentro de dois ou três anos. Até lá, fontes oficiais dizem que o Flash e o Silverlight continuaram a ser uma alternativa viável e aprovada para as tecnologias da Web.

Independentemente destes problemas, e no entanto, o HTML5 já conta com um enorme apoio, recebeu verbas de grandes companhias de tecnologias; estes louvores são actualmente dados por criadores que já usaram o HTML5 para criar elegantes e inovadores projectos Web.

Nós estamos bastante incertos de que algum criador irá parar com a criação de websites com base em HTML5 simplesmente porque oficiais da W3C disseram que as especificações e API's (Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicações) estão ainda sob mudanças, e e nós estamos certos de que alguns criadores que usam HTML5 agora não estarão disponíveis para desenvolver em Flash/Silverlight ou então para outros browsers mais antigos como o IE6.

Ler artigo original aqui.