segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Steve Jobs fala sobre o Android e BlackBerry

Steve Jobs fez uma serie de observações francas acerca da RIM (Research In Motion) e do fragmento Android Market, assim como dos tablet de 7" que brevemente irão competir com o iPad.

Steve Jobs não poupou palavras. O executivo e fundador da Apple é sabido e conhecido o suficiente para dizer aquilo que lhe vai na mente e quando está na sua mente. Jobs apareceu durante uma conferência, onde era apresentado o resultado trimestral da empresa, e foi bastante directo em relação à continuação do domínio por parte da plataforma iOS - o sistema operativo que suporta os iPods e iPads. Teve também palavras duras para o Android e para a RIM, o fabricante da Blackberry, e para o inúmeros tablets Android que chegarão ao mercado ainda este ano. Abaixo estão os seus melhores argumentos anotados pela "Enterprise Mobile Today" e pela "The Mac Observer".

RIM vs iPhone
Jobs anunciou a liderança de vendas do iPhone em relação ao BlackBerry. "Nós passamos agora a RIM e eu não os vejo a alcança-nos no futuro..." disse.

Android vs iPhone
Jobs fez também um ponto para destacar o número de dispositivos Android e a natureza livre da plataforma, a qual vê como negativa para a experiência do utilizador. "Muitos fabricantes de equipamentos, como a Motorola ou HTC, intalam interfaces próprias para diferenciar os seus parelhos. Comparando isso com o iPhone: todos trabalham da mesma forma... Na realidade, o debate aberto vs fechado é uma cortina de fumo para o verdadeiro problema, qual será o melhor para utilizador, fragmentado ou integrado? A Apple esforça-se pelo modelo integrado para que os utilizadores não sejam integrados no sistema. É uma força enorme, os sistemas integrados irão supera os sistemas fragmentados sempre".

Novos tablets de 7" vs iPad
Sete polegadas não é muito, disse Steve Jobs. São demasiado largos para serem SmartPhones e demasiado pequenos para serem usados como tablets. "Achamos que a nova gama de tablets será DOA - dead on arrival (morto na chegada)" disse Steve Jobs. "Irão aprender que os ecrãs são muito pequenos e irão aumenta-lhes o tamanho no próximo ano, enquanto que os outros serão produtos órfãos.

Finalmente, Jobs apontou a vantagem que o iPad tem actualmente: as suas 35 000 aplicações. "O iPad tem mais de 35 000 aplicações na App Store. Esta nova gama de tablet terá perto de Zero!"

Todas estas citações parecem contradizer um artigo da NY Times sobre a Apple, que alegou que a posição dominante da empresa não é sustentável, o mercado de smartphones amadurece. Steve Jobs não concorda.


Ler artigo original aqui.