segunda-feira, 14 de março de 2011

iPad 2 já terá vendido «1 milhão de unidades», dizem analistas

O novo iPad 2 já terá atingido a fasquia do milhão de unidades vendidas logo no fim-de-semana de lançamento, segundo analistas da Wedbush Securities.

Se as estimativas estiveram correctas, isso significa que o novo tablet vendeu três vezes mais que o original.

«Não será de surpreender se a Apple tiver vendido perto de um milhão de iPads 2 durante o fim-de-semana, segundo Scott Sutherland, analista da Wedbush Securities.

O iPad original atingiu o milhão de unidades vendidas ao fim do primeiro mês no mercado. Na semana de lançamento foram vendidos 450 mil a 500 mil aparelhos.

Por outro lado, o analista Gene Munster da Piper Jaffray tinha estimado que seriam vendidos 400 mil iPad 2 no primeiro fim-de-semana, mas depois subiu a parada para meio milhão quando apareceram os primeiros sinais de que a Best Buys, por exemplo, esgotou todos os iPad 2 e os respectivos acessórios nos primeiros dez minutos.

Uma estudante universitária de Nova Iorque que estava na frente de uma fila para comprar o aparelho terá vendido o seu lugar por 900 dólares.

O analista Trip Chowdhry da Global Equities Research estima que 60% dos clientes que iam comprar o iPad 2 já tinham o iPad, ao passo que 40% estavam a comprar um iPad pela primeira vez.

O relatório de Gene Munster diferia, já que estimava que 70% dos compradores nunca tinham tido um iPad. Os analistas da Piper Jaffray entrevistaram 236 pessoas à espera para comprar um iPad 2 em Nova Iorque e concluíram que a maioria ainda não tinha nenhum aparelho iPad, embora 65% já tivessem um iPhone.

Destes entrevistados, 24% disse que já tinham um Kindle, dos quais 37% apontaram que o iPad 2 vai substituir o Kindle.

«Acreditamos que isto mostra que a Apple está a expandir a sua base de utilizadores de iPad, o que é um ponto crítico para se manter na dianteira do mercado em expansão que é o dos tablets», referiu Munster. «Conforme a base de utilizadores de Apple se alarga, a sua liderança consolida-se, e a empresa tem um historial recordista em relação à fidelização de clientes à marca, o que será uma combinação potente conforme o mercado evolui», sublinhou.