sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

2012 será “o ano da explosão das vendas online”

As compras na internet estão a ganhar cada vez mais adeptos e, por isso, Marc Cortés, professor de marketing na escola espanhola de negócios Esade, prevê que as compras colectivas atinjam o seu apogeu no próximo ano, o qual baptiza como “o ano da explosão das vendas online”.

O jornal espanhol Expansión revela que 15 por cento das compras de Natal foram feitas através da internet, uma tendência que deverá crescer em 2012.

Também as transacções na internet estão a crescer a um ritmo de 20 por cento ao ano, representando entre cinco a seis por cento da venda total das lojas. São estes números que levam Marc Cortés a prever o avanço de plataformas de compra colectiva, como a Lets Bonus ou a Groupon, para a aquisição de bilhetes de aviões os packs de férias.


Cortés aponta ainda outras tendências como um consumidor mais social, novos modelos de compra de última hora e compra colectiva, assim como a decisão das lojas em atreverem-se com o sistema de cupões.