sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Nokia Belle disponível brevemente

Anunciada este ano, juntamente com os equipamentos Nokia 701, Nokia 700 e Nokia 603, encontra-se a interface de utilizador Nokia Belle. As novas versões do Nokia N8, Nokia E7 e Nokia C6-01 vêm de fábrica com esta actualização, mas para os utilizadores que já possuem um equipamento Nokia N8, Nokia E7, Nokia E6, Nokia X7, Nokia C6-01, Nokia C7 e Nokia Oro, a espera está quase a acabar! A partir de Fevereiro de 2012, a Nokia irá disponibilizar para download, através da Nokia Suite, o novo update Nokia Belle, que oferece várias melhorias de software.

O Nokia Belle dá-lhe a possibilidade de utilizar mais home screens, já que em vez de ter os três ecrãs que o Nokia Anna lhe oferece, com o Nokia Belle poderá usufruir de seis. Desta forma, o utilizador terá mais espaço para organizar as suas aplicações e widgets.


E por falar em widgets, eles foram actualizados e estão agora mais funcionais que nunca. Widgets como o e-mail, relógio, leitor de música, contactos favoritos e calendário, podem ter vários tamanhos e formas, com updates em tempo real. Há também widgets de funcionalidades com uma patilha virtual deslizante, que permitem, por exemplo, ligar o NFC ou pesquisar quais as redes sem fios disponíveis.

As aplicações pré-instaladas também foram actualizadas, estando agora disponíveis novas apps Microsoft de produtividade: Microsoft Communicator, Sharepoint, OneNote, Exchange ActiveSync e PowerPoint Broadcaster.

Outra novidade da actualização Nokia Belle é a barra superior de estado. Basta deslizá-la para baixo e o utilizador tem acesso rápido às suas notificações e a algumas definições de sistema: modo silencioso, activar ou desactivar Bluetooth e dados móveis através do operador, entre outros.

Quando o equipamento está bloqueado poderá ver as suas notificações de uma forma mais rápida e eficaz, através do novo ecrã informativo. Também o NFC está presente nesta actualização, havendo uma integração mais profunda com o sistema operativo. Com esta tecnologia pode partilhar imagens, ligar acessórios e fazer check-in em vários locais, apenas com um toque. O multitask visual foi melhorado, tendo agora ícones maiores, com um screenshot em tempo real, para que o utilizador verifique o estado da aplicação em background e possa navegar mais rapidamente entre as suas tarefas.