quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Google Art Project

Já aqui presenciamos que a Adobe, juntamente com a Goodby, uma empresa de publicidade, abriu as portas do Adobe Museum of Digital Media, um espaço virtual "desenhado para mostrar e preservar um trabalho digital pioneiro e para apresentar comentários de especialistas de como a multimédia digital influencia a cultura e a sociedade".

Chegou a vez da Google, que anunciou o seu novo "Art Project", em colaboração com 17 museus de arte internacionais para criar um novo mundo de arte online. Oferecendo colecções que vão desde Tate Britain, Museo Reina Sofia e Van Gogh Museum, o Google utilizou a sua tecnologia Streetview para dar vida aos museus.

Através do uso de uma câmara especialmente desenhada para o efeito, foram captadas imagens a 360 graus de várias galerias. Cada museu seleccionou uma peça de arte para ser fotografada a uma resolução de gigapixél.

Os museus envolvidos neste projecto continuam a providenciar milhares de outras imagens para completar a galeria, permitindo assim o acesso a informação e a filmagens sobre as várias obras de arte documentadas. Este projecto está disponível a partir de www.googleartproject.com ou utilizando o Streetview em Google Maps.