sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Nvidia revela detalhes sobre o Kal-El

A Nvidia disponibilizou informação sobre a futura geração dos processadores Tegra, destinados a smartphones e tablets.

Entre as características enunciadas, o destaque vai para a arquitetura de cinco núcleos, apesar da Nvidia indicar que os Kal-El são quad core (quatro núcleos). Pode parecer confuso, mas a explicação geral é simples.

Além dos quatro núcleos principais com arquitetura Cortex A9, utilizados para executar as aplicações pesadas (reprodução de vídeo e jogos, por exemplo), há um quinto núcleo Cortex A9 de menor desempenho para executar os processos menos exigentes em termos de processamento (actualização do e-mail, widgets, aplicações que correm em segundo plano, etc).


O objetivo desta arquitetura é diminuir o consumo energético, já que os quatro núcleos principais só entram em serviço quando são realmente necessários. O quinto núcleo, a que a Nvidia chama “Companion” (companheiro), tem uma frequência limitada a apenas 500 MHz.

A Nvidia apresenta uma série de gráficos de benchmarks comparativos onde garante que o Kal-El vai ser capaz de atingir um desempenho muito superior ao Tegra 2. Em termos de consumo energético, a Nvidia anuncia menos 61% na reprodução de vídeo HD e menos 34% em jogos.