terça-feira, 21 de junho de 2011

Nuvem: como será a música no futuro?

A tecnologia está a mudar forma como experimentamos a música, e os progressos recentes podem ter impacto na forma como acedemos e apreciamos mais do que todos os piratas juntos, disse Bengt Asplund e Jesse Suchmann na edição interactiva Digitas Cache II, da Digitas.

"Enquanto que os nossos pais compravam, roubavam ou negociavam por todos os álbuns que haviam ganho, os adolescentes que não podem conduzir ainda, ganham milhares de álbuns", disseram. "Sim, eles estão cada vez mais conectados com a música (o que é bom), mas será que apreciam isso? Dar demasiado de alguma coisa a alguém que ainda não entende nem respeita é uma forma de os ensinar a desconsiderar o seu valor. Hoje em dia, as pessoas fazem download porque simplesmente podem, e isso tem um custo."

Agora, veio a "nuvem", o que significa que os downloads poderão acabar, de acordo com alguns observadores. No entanto, as pessoas irão sempre querer ganhar a sua própria música, e o gratuito será uma virtude nos próximos 5 anos, como já o é nos dias de hoje, dizem os autores.

"Isto também fará com que muitos novos artistas se queiram juntar à "nuvem", e quem quer esperar? Mas, o que tem a dizer daqueles momentos em que estamos desconectados? Se andarmos por florestas sem realmente nada no iPod, não há rede não há musica..."

"Irão as novas gerações mostrar a mesma apreciação pela música que nos foi ensinada? Como disse em tempos Jimmy Buffet, "apenas o tempo o irá dizer"".