sexta-feira, 29 de abril de 2011

Google Docs ganha aplicação nativa para Android

O Google Docs é agora uma aplicação nativa para o sistema Android, dando aos utilizadores um conjunto de recursos que não estão disponíveis através da sua versão para web. Já disponível para download gratuito no Android Market, o app fornece uma interface fácil para aceder a documentos e outras ferramentas. No entanto, o editor em si ainda é manipulado pelo navegador.

O widget da tela inicial do Google Docs permite aos utilizadores «pularem» para documentos marcados, criar novos documentos ou tirar uma foto para upload.

A aplicação do Google Docs pode utilizar reconhecimento óptico de caracteres para transformar fotos novas ou existentes de documentos em arquivos texto. Parece uma boa notícia, mas não vai reconhecer a caligrafia ou alguns tipos de fontes.

O app tambem permite partilhar documentos com as pessoas da sua lista de contactos no Android.

Infelizmente, não parece haver suporte para uso offline no momento.

O Google Docs já está disponível para as versões 2.1 ou mais recentes do sistema Android.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Galaxy S 2 lançado na Coreia

Um dos smartphones mais aguardados para este ano é sem dúvida o Samsung Galaxy S II, que foi lançado no mercado coreano hoje de madrugada. A Samsung afirma que este lançamento irá envolver cerca de 120 países brevemente, num procedimento muito similar ao que aconteceu aquando do lançamento do Galaxy S.

Quanto ao lançamento nos Estados Unidos, ainda não existe uma data oficial, mas sabe-se que em Inglaterra, os vendedores irão receber as primeiras 'fornadas' na próxima segunda-feira, estando disponível ao público dia 3 de Maio. No entanto, ainda o Galaxy S II não foi lançado globalmente, já existem rumores que o seu sucessor, com o nome de Samsung Galaxy S3 chegará no próximo Outono, dando assim uma janela de vendas de cerca de 6 a 7 meses ao Galaxy S II.

Curtas: iPhone branco já disponível!

Sabíamos que era provável acontecer, mas não conseguíamos acreditar. Após um vasto período de inactividade, o iPhone 4 já se encontra disponível na loja online da Apple.

O dispositivo também estará disponível em lojas de revenda autorizadas, como é o caso dos Estados Unidos, onde estará disponível nas lojas AT&T e Verizon.

Contudo, o tempo de entrega para o produto varia em relação ao da versão de cor preta.

Fonte

terça-feira, 26 de abril de 2011

Sony lançou duas Tablets Android – Sony S1 e S2

O mercado de Tablets continua a mexer e desta vez é a gigante japonesa que se junta à luta. A Sony acaba de revelar dois tablets Android 3.0. O Sony S1 e S2 vêm ambos com o Android Honeycomb, PlayStation Suite com jogos PS One instalados, e-books da loja Reader e o serviço de streaming da Sony Qriocity para fazer download e streaming de música e vídeo.

O S1, tem um ecrã de 9,4 polegadas, tem um rebordo ligeiramente elevado para se assemelhar a uma revista aberta, tem funções de controlo remoto universal, com a possibilidade de partilhar conteúdos via DLNA. Mas atenção: só funciona em boxes Sony Bravia.

O Sony S2 tem um design diferente do normal, tem dois ecrãs de 5,5 polegadas, foi concebido para funcionar tanto como uma consola de jogos, ao estilo da Nintendo DS, quer como um leitor de e-books. E também traz DLNA para partilha de conteúdos multimédia.

Quando forem lançados no Outono, o Sony S1 e o S2 virão equipados com 3G e 4G.



A sucessora da Wii chega em 2012

A Nintendo vai lançar em 2012 o sistema que vai suceder à sua consola doméstica Wii, com a qual a empresa alcançou vendas mundiais consolidadas superiores a 86 milhões de unidades durante o período compreendido entre o seu lançamento em 2006 e 31 de março de 2011. A consola vai ser apresentada mundialmente na maior feira de videojogos do mundo, a E3 Expo, que decorrerá em Los Angeles entre 7 e 9 de junho. No evento já estará presente um modelo jogável.

A Wii revolucionou o mercado de videojogos ao introduzir pela primeira vez o controlo por movimentos e ao proporcionar sorrisos a todos os seus utilizadores, graças a um tipo de entretenimento social e ativo para toda a família, independentemente do género, idade ou experiência prévia com videojogos.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Apple vendeu 18,6 milhões de iPhones e 4,7 milhões de iPads no último trimestre

A Apple vendeu 18,65 milhões de iPhones no último trimestre fiscal, o que representa um aumento unitário de 113 por cento face ao conseguido no mesmo trimestre do ano passado, e 4,69 milhões de iPads no mesmo período.

Em comunicado, a empresa adianta ainda que, no primeiro trimestre, vendeu 9,02 milhões de iPods, um decréscimo de 17 por cento face ao mesmo trimestre do ano passado. Quanto a Macs, vendeu 3,76 milhões, o que representa um aumento unitário de 28 por cento.

Quanto a resultados, no segundo trimestre fiscal de 2011, terminado a 26 de Março, a empresa apresentou receitas recorde de 24,67 mil milhões de dólares e um lucro líquido de 5,99 mil milhões de dólares, ou 6,40 dólares por acção diluída.

Estes resultados comparam-se às receitas de 13,50 mil milhões de dólares e lucro líquido de 3,07 mil milhões de dólares, ou 3,33 dólares por acção diluída, do mesmo trimestre do ano passado.

A margem bruta foi de 41,4 por cento, comparado com os 41,7 por cento do mesmo trimestre do ano passado. As vendas internacionais foram responsáveis por 59 por cento das receitas trimestrais.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

MacBook em fibra de carbono?

A Apple contratou recentemente um novo engenheiro com um currículo em fibra de carbono, fazendo surgir imediatamente o rumor de que a empresa se prepara para lançar portáteis com este material.

Kevin Kenney tomou o lugar como o novo engenheiro responsável pelos materiais compósitos na empresa de Cupertino. Kenney tinha já estado colaborado com Steve Jobs e companhia, com o seu nome a aparecer numa patente de 2009 para um alegado iPad em fibra de carbono. Além disso, no seu passado, o engenheiro construiu bicicletas em fibra de carbono.

Os rumores acerca de um Mac com este tipo de material já tinham ganho terreno anteriormente, com o actual MacBook Air a ser o principal alvo da especulação. Até agora, está tudo em aberto.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Próxima actualização do Windows Phone 7 traz multitarefa e HTML5

Depois de avançar com uma preview do Internet Explorer 10, a Microsoft aproveitou a conferência MIX 11 para divulgar pormenores sobre a próxima actualização do Windows Phone 7,em que o multitarefa será uma das novidades, a par de outros argumentos.

Ao abrigo desta novidade, a próxima actualização ao sistema operativo móvel da Microsoft, com o nome de código Mango, permitirá aos smartphones descarregarem conteúdos ou reproduzirem música, enquanto se utilizam outras aplicações do telefone, assim como a troca rápida entre funcionalidades.

Segundo o anunciado na MIX, a Mango também introduz elementos de realidade aumentada na câmara fotográfica e de vídeo e, ao mesmo tempo, adiciona aos smartphones o novo Internet Explorer 9, com HTML5.

Por agora, a Microsoft está apenas a anunciar a disponibilização do kit de desenvolvimento para programadores, que chegará em Maio, não se sabendo ainda a data final de lançamento da versão destinada ao público em geral.

A fabricante terá adiantado contudo que em Maio os smartphones com Windows vão ter direito a uma versão do Angry Birds, prevendo-se para o Outono a integração com o Skype e com o Spotify, igualmente novidades.

A Microsoft aproveitou também para se desculpar pelos atrasos na entrega das actualizações de Fevereiro e Março. "Acreditámos que seria melhor sermos um pouco mais pacientes, assegurar-nos de que quando lançamos actualizações estas são fiáveis, e isso acabou por atrasar-nos", referiu Joe Belfiore, vice-presidente corporativo do Windows Phone, durante a intervenção, citado pela Reuters.

Apesar destes atrasos, a empresa mostra-se optimista relativamente às futuras actualizações do sistema operativo.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Single "Windows and Curtains" de "At Freddy's House"



O single "Windows and Curtains" faz parte do novo álbum da banda bracarense "09 Roads". O tema foi escrito por Susana de Noronha e encontra-se disponível para audição no myspace de "At Freddy's House".

"Fred iniciou o projecto At Freddy's House em 2006. Nesse mesmo ano, coincidindo com as gravações do primeiro trabalho de originais, as músicas "Rubber Nose" e "Drunken Boat" foram escolhidas para fazer parte do "Acorda!" primeira compilação de nova música portuguesa em mp3.

Em 2009 o seu projecto é representado nas colectâneas "Novos Talentos FNAC" com o tema "My Falling House" e no "3 Pistas Vol.2" organizado pela Antena3 com "Tempest Girl" e o cover da "Dancing in the Dark" de Bruce Springsteen. Também em 2009 é editado "Lock", o primeiro EP que tem agora a sua versão completa no álbum "Lock Full Version".

Neste primeiro álbum, Fred (voz, guitarra, piano, hammond) conta com a participação de Amir (baixo e contrabaixo), Miguel Pedro (bateria) e João Covita (acordeão). Neste momento Fred prepara-se para lançar o novo álbum "09 Roads"."

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Agora é possível alugar o Photoshop

Em comunicado, a Adobe dá a conhecer a Creative Suite 5.5, que apresenta novidades nos vários programas incluídos, mas também a possibilidade de alugarmos um programa em vez de o comprar. Assim, agora é possível recorrer às Subscription Editions, através das quais é possível alugar um programa em vez de o comprar. O Photoshop, por exemplo, tem um custo que começa nos 89 euros por mês, enquanto o Adobe Design Premium CS 5.5 custa 135 euros mensais e o Adobe Creative Suite 5.5 Master Collection 219 euros/mês.

Dependendo da forma como as empresas usam este tipo de programas, o negócio até pode ser rentável, dado que os preços para as novas suites da Adobe começam nos 1299 euros para a versão CS 5.5 Design Standard, subindo até aos 2899 euros para a CS 5.5 Master Collection.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Loja Ovi regista 5 milhões de downloads por dia

A Nokia acaba de anunciar que a Loja Ovi cresceu perto de oito vezes mais do que no ano anterior, contando agora com 5 milhões de downloads por dia; um marco impulsionado pelos mais recentes dispositivos Symbian, Nokia N8, Nokia C6-01, Nokia C7 e Nokia E7, com os quais são feitos cerca de 15 por cento dos downloads diários.

A forte procura de aplicações por parte dos mais de 200 milhões de consumidores Symbian impulsionou o crescimento do catálogo da Loja Ovi para mais de 40 mil apps, com cerca de mil aplicações novas a serem adicionadas semanalmente. Por sua vez, este facto levou a que 158 developers, de 41 países, pudessem somar, cada um deles, cerca de 1 milhão de downloads feitos às suas aplicações.

A nova oportunidade de monitorização da Nokia para developers foi concebida para mercados locais e oferece facturação móvel integrada a partir de 112 operadores móveis, em 36 mercados, incluindo Portugal; um número 25 vezes maior que o oferecido pelos concorrentes mais directos. Com a facturação móvel integrada as aplicações descarregadas são cobradas na factura do telemóvel, o que aumenta para quatro vezes mais a compra por parte dos utilizadores. Esta situação, combinada com os programas beta da Nokia “in-app billing” e “in-app advertising”, resulta em maiores oportunidades de lucro para os developers Symbian.

Estas oportunidades estão também a estender-se a dispositivos Series 40, o que vai permitir que os próximos mil milhões de consumidores possam descarregar aplicações. A experiência renovada que a Loja Ovi oferece, anteriormente apenas disponível para dispositivos Symbian, resultou, nos últimos dois meses, num crescimento de 35 por cento de downloads feitos em dispositivos Symbian 40, o que perfaz cerca de um quarto do total dos downloads realizados.

“Ao mesmo tempo que os consumidores continuam a fazer download de conteúdos com frequência, os developers têm uma oportunidade imediata de atingir mais utilizadores a nível mundial e de capitalizar nos cerca de 150 milhões de novos dispositivos Symbian que esperamos vender nos próximos anos”, afirma Tero Ojanpera, vice-presidente executivo de serviços. “Este marco vem reforçar o interesse dos consumidores nas nossas aplicações locais e globais e ajuda-nos a planear o futuro das aplicações na Loja quando surgirem os novos Symbian, assim como os futuros smartphones resultantes da parceria com a Microsoft.”

“A Loja Ovi da Nokia deu aos nossos Angry Birds a possibilidade de derrotar os malvados porcos verdes e de partilhar as alegrias de concluir níveis em qualquer parte do globo”, afirma Mikael Hed, CEO da Rovio; a empresa que desenvolveu o jogo. “Estamos ansiosos por continuar a desenvolver para a mais recente versão Symbian da Nokia e para trabalhar com a Nokia no futuro, na plataforma Windows Phone”.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Actualização de Android 2.3 para Galaxy S

Segundo novos rumores, os orgulhosos proprietários de um Samsung Galaxy S vão ter acesso a uma actualização para o Android 2.3 Gingerbread ao longo das próximas semanas. Um anúncio oficial no site finlandês da Samsung revelou que os utilizadores do Galaxy S irão receber finalmente a versão 2.3 do SO lá para o final do mês.

Confirmando o anúncio da Samsung, a operadora móvel Three revelou que no Reino Unido os utilizadores do Galaxy S irão ter acesso à actualização do Android “em poucas semanas”.Perante a pergunta “Há novidades sobre a data de lançamento da versão 2.3 do Android para o Galaxy S?”, o feed do Twitter oficial da operadora britânica Three respondeu: “Está previsto para as próximas semanas, mas não podemos confirmar a data”.

O Galaxy S foi lançado em Julho do ano passado com óptimas críticas, estabelecendo a Samsung como uma verdadeira força no mercado dos smartphones, com o dispositivo de ecrã Super AMOLED de 4” e de 1 GHz a expedir mais de dez milhões de unidades até ao final do ano. Em Fevereiro, a Samsung revelou oficialmente o sucessor do Galaxy S, o Samsung Galaxy II.

Fonte

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Time Warner e Viacom abrem processos por aplicação do iPad

A Time Warner Cable e a Viacom instauram processos uma contra a outra numa crescente batalha a respeito de quais companhias de televisão por cabo têm o direito de distribuir a programação para aparelhos como o tablet da Apple, o iPad.

A Time Warner Cable pediu a um tribunal uma sentença declaratória acerca da exigência da Viacom de que a companhia de TV por cabo interrompa a distribuição da sua programação para aparelhos como o iPad.

No processo no tribunal federal de Manhattan a Viacom ameaçou tomar acções legais contra a TWC pela transmissão de serviços da Viacom para assinantes do serviço por cabo da TWC que desejam usar iPads em casa como um ecrã adicional para a programação de televisão.

A empresa pede ao tribunal uma declaração de que a TWC não está a violar nenhum copyright da Viacom por levar serviços aos seus assinantes, incluindo aqueles oferecidos através da aplicação para iPad TWCable TV, uma ferramenta para «Smart TV» e «outros serviços similares».

O processo da Viacom exige a reparação de danos que, segundo esta, envolvem a violação dos seus acordos de licenciamento e distribuição com a TWC.

A Viacom, a News Corporation e a Discovery Communications exigiram que a TWC interrompa a actividade, afirmando que os acordos actuais de distribuição de conteúdo não permitem à empresa de TV por cabo exibir a programação ao vivo em aparelhos como o iPad.

A TWC argumenta que os proprietários das redes de televisão estão a impor «limites artificiais» a respeito dos suportes para os quais a empresa pode distribuir a sua programação.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Novo Angry Birds consegue 10 milhões de downloads em 10 dias

A mais recente versão do Angry Birds está a revelar-se um sucesso. Tendo como cenário a "cidade maravilhosa", o Angry Birds Rio conseguiu registar 10 milhões de downloads em 10 dias.

O anúncio foi feito no Twitter pela Rovio, a empresa que criou o jogo. "10 em 10 :-) Angry Brids Rio quebrou todos os recordes. Um imenso obrigado a todos os nossos fãs!", escreveu a Rovio no Twitter, citada pela imprensa internacional.

Recorde-se que o novo Angry Birds foi lançado em ante-estreia exclusiva com a loja de aplicações para Android da Amazon, e teve custo zero no dia da inauguração da mesma.

Actualmente o título está também disponível a partir da App Store e do Android Market, e o número de downloads conseguidos correspondem ao total de versões pagas e gratuitas descarregadas para iPhone, iPod e iPad da Apple e também para dispositivos com o sistema operativo da Google, o Android.

O primeiro Angry Birds tinha alcançado recentemente (em Março) os 100 milhões de downloads, tornando-se um dos jogos mais sucedidos de todos os tempos - e antecipando o sucesso da versão 2.0.

Fica o trailer do Angry Birds Rio disponibilizado pela Rovio no YouTube.


Mentira da Google torna-se realidade (com vídeo)

No dia em que a Google apresentou ao mundo a sua mentira do dia 1 de Abril com o Gmail Motion, uma equipa do MxR Lab da Universidade da Califórnia pôs em prática o sistema de controlo do email através de gestos e movimentos do corpo.

O projecto que foi desenvolvido no Institute for Creative Technologies, combina a solução que já tinha sido criada de Flexible Action and Articulated Skeleton Toolkit com o sensor Kinect da Microsoft.

A partida do 1 de Abril da Google usava a ideia de que o seu serviço de email podia ser comandado com alguns gestos simples e para tornar a informação mais credível utilizaram mesmo declarações de “especialistas em paralinguagem”.

A solução oferecida agora pelos investigadores americanos pode ser consultada no vídeo abaixo e embora os resultados não sejam tão precisos como os que foram apresentados pela Google, Evan Suma, um dos investigadores, comenta que "ficámos muito excitados esta manhã quando a Google anunciou o Gmail Motion, mas, sem ofensa para os génios da Google, não conseguimos pôr a sua solução a funcionar nos nossos computadores. Por isso desenvolvemos a nossa própria solução".