terça-feira, 12 de abril de 2011

Loja Ovi regista 5 milhões de downloads por dia

A Nokia acaba de anunciar que a Loja Ovi cresceu perto de oito vezes mais do que no ano anterior, contando agora com 5 milhões de downloads por dia; um marco impulsionado pelos mais recentes dispositivos Symbian, Nokia N8, Nokia C6-01, Nokia C7 e Nokia E7, com os quais são feitos cerca de 15 por cento dos downloads diários.

A forte procura de aplicações por parte dos mais de 200 milhões de consumidores Symbian impulsionou o crescimento do catálogo da Loja Ovi para mais de 40 mil apps, com cerca de mil aplicações novas a serem adicionadas semanalmente. Por sua vez, este facto levou a que 158 developers, de 41 países, pudessem somar, cada um deles, cerca de 1 milhão de downloads feitos às suas aplicações.

A nova oportunidade de monitorização da Nokia para developers foi concebida para mercados locais e oferece facturação móvel integrada a partir de 112 operadores móveis, em 36 mercados, incluindo Portugal; um número 25 vezes maior que o oferecido pelos concorrentes mais directos. Com a facturação móvel integrada as aplicações descarregadas são cobradas na factura do telemóvel, o que aumenta para quatro vezes mais a compra por parte dos utilizadores. Esta situação, combinada com os programas beta da Nokia “in-app billing” e “in-app advertising”, resulta em maiores oportunidades de lucro para os developers Symbian.

Estas oportunidades estão também a estender-se a dispositivos Series 40, o que vai permitir que os próximos mil milhões de consumidores possam descarregar aplicações. A experiência renovada que a Loja Ovi oferece, anteriormente apenas disponível para dispositivos Symbian, resultou, nos últimos dois meses, num crescimento de 35 por cento de downloads feitos em dispositivos Symbian 40, o que perfaz cerca de um quarto do total dos downloads realizados.

“Ao mesmo tempo que os consumidores continuam a fazer download de conteúdos com frequência, os developers têm uma oportunidade imediata de atingir mais utilizadores a nível mundial e de capitalizar nos cerca de 150 milhões de novos dispositivos Symbian que esperamos vender nos próximos anos”, afirma Tero Ojanpera, vice-presidente executivo de serviços. “Este marco vem reforçar o interesse dos consumidores nas nossas aplicações locais e globais e ajuda-nos a planear o futuro das aplicações na Loja quando surgirem os novos Symbian, assim como os futuros smartphones resultantes da parceria com a Microsoft.”

“A Loja Ovi da Nokia deu aos nossos Angry Birds a possibilidade de derrotar os malvados porcos verdes e de partilhar as alegrias de concluir níveis em qualquer parte do globo”, afirma Mikael Hed, CEO da Rovio; a empresa que desenvolveu o jogo. “Estamos ansiosos por continuar a desenvolver para a mais recente versão Symbian da Nokia e para trabalhar com a Nokia no futuro, na plataforma Windows Phone”.