segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Adobe lança ferramenta para edição HTML5

A Adobe lançou uma apresentação do Adobe Edge, a sua ferramenta de animação web e design.

Segundo Devin Fernandez, a companhia vê o momento como uma grande oportunidade de ajudar os utilizadores a alcançarem o sucesso com o HTML5. O HTML5 tem se tornado num grande concorrente a uma outra tecnologia da Adobe que também é dominante, o Flash, mas a companhia não pretende ficar de fora e acompanha o sucesso de ambas as tecnologias de criação.

O Edge permite aos criadores a fácil edição de animações e páginas web de conteúdo interactivo baseado em HTML5, CSS3 ou JavaScript. Fernandez disse que o software se baseia nos standard do HTML, logo não haverá nenhuma característica adicional para pré-visualização do código.

Mark Anders demonstrou que o Edge poderá ser facilmente utilizado para a criação de um banner animado. Enquanto que o software não oferece as mesmas características e opções de animação que oferece o Flash, este será contudo bastante útil para todos os programadores que optem pelo trabalho com HTML5, visto que ainda não existem ferramentas de edição profissional ainda disponíveis.

"O Edge vem demonstrar que a Adobe continua na vanguarda do design, disponibilizando para tal as melhores ferramentas para criação e edição de conteúdo", disse Al Hilwa, director de programas do centro de desenvolvimento de aplicações e software da IDC.


Edge não significa que as ferramentas da Adobe, como o Dreamweaver ou Flash, serão substituídas - trata-se apenas de mais uma opção para os programadores. A Adobe disponibiliza os software gratuito durante o período de testes o que é um bom feedback para os programadores. A companhia diz que irá disponibilizar o software o mais rápido possível, de forma a disponibilizar o mundo do HTML5 a todo o mundo.