segunda-feira, 14 de novembro de 2011

LG e o mercado de patentes LTE

O LTE (Long Term Evolution) é um padrão de redes de comunicação móveis que se encontra em fase de adaptação por parte dos operadores que utilizam tecnologias GSM como 3G/W-CDMA e HSPA e também pelos operadores de CDMA. É designado como a quarta geração de comunicações móveis (4G) e representa the next big thing para a indústria das telecomunicações. Esta tecnologia permite uma melhor eficiência de utilização do espetro radioelétrico e menor latência das comunicações. Prevê-se que o mercado global de LTE represente cerca de 11.4 mil milhões de dólares e que os utilizadores desta tecnologia rondem os 153 milhões até 2014.

A LG detém atualmente aproximadamente 23.000 patentes de LTE em todo o mundo, tendo cerca de 47.000 pendentes neste momento. A LG consegue alcançar resultados positivos não só ao nível do produto mas também, desde 2000, através do retorno proveniente dos direitos de utilização das suas patentes.

Segundo dados da Jefferies & Co., empresa de valores mobiliários e serviços bancários de Investimentos, a LG é atualmente líder global de mercado no que diz respeito às patentes de LTE, representando não só uma fatia de negócio que significa aproximadamente 7.9 mil milhões de dólares como um número alargado das mais importantes patentes, fruto de uma estratégia que visa o foco nas mais elevadas tecnologias existentes no mercado mundial.