sexta-feira, 29 de julho de 2011

TMN tem a melhor cobertura nos comboios Alfa

A TMN é reconhecida, no âmbito do mais recente estudo da Anacom sobre a qualidade das redes móveis nos principais eixos ferroviários, como o operador móvel português com a melhor cobertura, quer no 2G, quer na rede de 3ª geração que suporta o serviço de Banda Larga Móvel.

De acordo com este estudo da Anacom, a TMN regista no global a melhor cobertura GSM (2ª geração) e WCDMA (3ª geração), nos troços ferroviários Braga-Porto-Lisboa e Lisboa-Faro, no serviço Alfa Pendular da CP.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Ford pretende extinguir os leitores de CDs nos automóveis

Em tempos, um leitor de cassetes num automóvel era algo considerado como bastante sofisticado.

Hoje em dia a realidade é outra. O futuro mostra-nos que ouvir música em viagem será possível sem que para isso haja um leitor introduzido no veículo, acabando com aquele momento em que procuramos o álbum novo no porta-luvas, ou em outros locais do automóvel.

A Ford informou que irá retirar os leitores de CDs da sua frota de automóveis e que pretende que os seus utilizadores acedam às suas playlists através da Internet.

FIAT lança a aplicação "FIAT Source", para iPad

O FIAT 500 2012 é um dos carros mais distintos da estrada. O modelo tem estado à venda em toda a Europa nos últimos anos, e encontram-se em todas as estradas, quer na Europa como nos restantes continentes.

Se já viu um exemplar na estrada e gostava de saber mais acerca dele, agora poderá utilizar a aplicação "FIAT Source". Trata-se de uma aplicação para o iPad da Apple e que dá ao utilizador toda a informação necessária referente a um ícone da estrada.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

No estúdio da Converse ...

A Converse abriu o seu estúdio de gravação Brooklyn Rubber Tracks. A marca pretende que o local se torne num "captador de originalidade", dando a oportunidade a bandas novas e emergentes de gravar as suas músicas com grande qualidade que só um estúdio consegue dar.

Os artistas de todos os géneros poderão reservar, com uma hora de antecedência, o estúdio para gravarem as suas faixas e tudo isto livremente, sem custos.

A Converse tem estado no ultimo ano a inscrever artistas para a utilização do estúdio, e os locais de Aabaraki, Majuscules, Andre Henry e Super Rocket Car serão os primeiros a usufruir do novo estúdio.

Google Maps, edifícios 3D em Lisboa

O lançamento, em Dezembro passado, do Google Maps 5.0 para o Android marcou a vinda da nova geração de mapas móveis, em que é possível mover, abanar e fazer zoom de mapas 3D.

Hoje, foi anunciado que a funcionalidade de edifícios 3D já está disponível para Lisboa. Agora, quando fizer zoom numa cidade no Google Maps para o Android, pode arrastar com dois dedos para abanar o mapa e ver o horizonte da cidade ganhar vida graças aos edifícios 3D. Em baixo, envio um video, onde poderá visionar a funcionalidade edifícios 3D no Maps.

Apple OS X Lion chega hoje

O Mac OS X 10.7 - que tem o nome de código Lion - vai começar a ser distribuído hoje pela Apple.

A data de lançamento foi confirmada ontem por Peter Oppenheimer, diretor de Finanças da Apple, que pôs desta forma termo aos rumores que costumam gerar-se em torno das datas de lançamentos dos produtos da "maçã".

De acordo com a Computerworld, o Lion tem como requisitos técnicos a existência de um computador Mac com processadores Intel que podem ser Core 2 Duo, Core i3, Core i5, Core i7 ou Xeon; e ainda um mínimo de 2GB de memória.

Curtas: Angry Birds serão lançados em 3D

O jogo Angry Birds vai estar disponível em 3D. Por agora, a versão a três dimensões do jogo será um exclusivo para os telemóveis LG Optimus 3D.

Graças à tecnologia deste equipamento que permite a visualização de conteúdos a três dimensões sem necessidade de óculos especiais, o jogo será exclusivo da LG. No entanto, por agora será disponibilizada uma versão renovada da versão 2D e não uma nova aventura criada de raiz.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Optimus Alive11: foto panorâmica

Através da nova aplicação web que a Optimus acaba de lançar no Facebook, Gigapic, todos aqueles que foram ao Optimus Alive nos dias 6 e 7 de Julho podem agora encontrar-se e identificar-se na maior e mais nitída fotografia tirada no festival.

A fotografia que abrange todo o recinto foi realizada com o recurso a uma inovadora técnica de captação de imagem, capaz de mostrar uma imagem panorâmica de todo o recinto, ao mesmo tempo que permite que qualquer uma das pessoas presentes, se encontre e veja com real nitidez a sua imagem e depois se identifique fazendo ‘Tag’ na imagem. Os festivaleiros poderão ainda identificar os amigos que estiveram presentes.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Loja de aplicações para BlackBerry atinge 1 000 000 000 downloads

Mil milhões de downloads foram feitos a partir da loja de aplicações para BlackBerry, avança hoje a imprensa internacional, citando dados fornecidos pela fabricante dos telefones, a Research in Motion (RIM).

A marca dos mil milhões de aplicações descarregadas a partir da BlackBerry App World é atingida numa altura em que a loja de soluções para os smartphones e tablet da marca conta com cerca de dois anos volvidos sobre o seu lançamento, em Abril de 2009.

De acordo com os dados avançados pela RIM, a App World está actualmente acessível em mais de 100 países, o que representa um crescimento significativo face à lista de 46 territórios onde marcava presença há um ano atrás - em que Portugal já se encontrava incluído.

Novo Android Market traz aluguer de filmes e compra de livros

O Google prepara-se para laçar uma nova versão do Android Market para dispositivos que suportem a versão 2.2 ou superior. Este update irá disponibilizar ao utilizador a venda de livro e o aluguer de filmes.

O Android Market foi completamente renovado de forma a torna-se mais rápido quer na navegação como na procura de conteúdos, com melhores gráficos e colecções de conteúdo, sugestões e escolhas de criadores.

No que se refere ao aluguer de filmes, apenas é necessário o download da aplicação "Videos", a partir do Android Market, e o aluguer torna-se automaticamente possível a partir da web, do smartphone Android ou do tablet. Também será possível o download de vídeos para o dispositivo e optar pela visualização offline.

Realizar um vídeo sem efeitos especiais

Por vezes, um baixo orçamento não significa baixa qualidade, e se adicionarmos um monte de ideias, conseguimos um resultado bastante agradável, como vídeos e outro tipo de campanhas.

A O2 é um exemplo, para apresentação do seu serviço "Think Big", conseguiram um vídeo sem muitos efeitos especiais mas carregado de originalidade.

Para a sua elaboração apenas necessitaram de pedaços de fio e e grandes ideias, horas mais tarde heis que surge o resultado:

terça-feira, 12 de julho de 2011

Google lança website do Photovine

O novo website relacionado com o novo projecto fotográfico da Google já está online, mas a plataforma ainda não está em funcionamento. Localizado em photovine.com, o website actualmente caracteriza-se por uma imagem de uma aplicação para smartphone - a imagem apresentada refere-se a um iPhone - e uma pequena descrição do produto: "Photovine é uma forma divertida de aprender mais sobre os amigos, travar novos conhecimentos, e partilhar o seu mundo como nunca".

Google celebra hoje o 450º aniversário da Catedral S. Basílio

O Google celebra hoje, através do seu doodle, o 450º aniversário da Catedral de S. Basílio.

A colorida catedral com cúpulas obscuras está inserido no logótipo do Google, representando as duas ultimas letras da palavra, o fundo de cada letra representa um mosaico colorido.

A catedral foi completa em 1561, mas a construções iniciou-se uma década antes, como forma de celebração de Kazan das forças Mongóis. Este acontecimento acabou com uma serie de guerras, iniciadas em 1438, entre a Khanare de Kazan e a Rússia Moscovita.

A catedral é, hoje em dia, um museu e a sua directora, Tatyana Saracheva, disse que as celebrações já tinham sido iniciadas no ano passado com a exibição "Golden Vestry". No inicio deste ano, 2011, a catedral alojou um concurso de escultura em gelo a nível nacional, procurando através deste alguém capaz de recriar o aspecto da catedral nos séculos XVI ou XVII (16 e 17).

Google+ não permitirá perfis com nomes falsos

Se utilizou um nome falso para a conta que criou no Google+, então esta poderá ser suspensa.

Um utilizador do jogo Second Life,  Wagner James Au, tentou criar uma conta no Google+ com o nome do seu avatar mas o Google suspendeu o seu perfil.

Wagner Au entrou em contacto com um porta-voz da Google que confirmou que para a utilização do Google+ os nomes deveriam ser reais. O nome da sua conta ainda não foi alterado, continuando com o nome virtual pelo qual é conhecido, e a sua conta continua suspensa.

Curtas: Novos MacBook Air e Mac Pro lançados esta semana

Segundo o 9to5 Mac, nesta semana serão lançados novos MacBooks Air e Mac Pro. Aos elementos da 9to5 Mac foram fornecidos novos números de series para os dispositivos.

Serão então lançados 4 novos MacBook Air assim como 4 Mac Pro. 9to5 Mac suspeita que também será lançada uma nova versão do Mac mini. Estes novos dispositivos terão melhores características dos que as suas versões anteriores serão os primeiros a ser entregues com a nova versão do Mac OS X Lion já pré-instalada.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Tecnologia para treinadores do futuro

José Mourinho já não conta apenas com a ajuda dos portugueses Cristiano Ronaldo, Ricardo Carvalho, ou Pepe, para triunfar. O treinador do Real Madrid conta agora também com a ajuda da empresa portuguesa Forward Green, que desenvolveu o chamado "Training to Play", um instrumento precioso para testar e armazenar táticas de jogo.

Uma das imagens associadas a José Mourinho são os seus blocos de notas. Durante os jogos, o treinador português escreve, testa e armazena tácticas preciosas para o desenrolar dos jogos. Mas este cenário está prestes a mudar. É que, em vez dos blocos de notas, Mourinho vai passar a andar com um iPad nas mãos e que carrega um instrumento especial: o Mourinho Tactical Board, um software que permite aos utilizadores testar e armazenar tácticas e estratégias quer da equipa quer dos adversários e que foi criado por uma empresa portuguesa, a Forward Green.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Sony prepara PlayStation 4 para 2012 (rumor)

A sensação é que a guerra da nova geração de consola está a começar. Rumores dizem que a Sony se encontra neste momento a prepara a nova PlayStation 4 e esta será lançada em 2012.

Talvez mais interessante será o facto de que a PlayStation 4 poderá capturar os movimentos do corpo, utilizando-os para o controlo das personagens, uma característica na qual a Microsoft já é pioneira, através do Kinect.

A produção do aparelho irá iniciar no final de 2011, de acordo com o Digitimes. A consola é produzida pela Foxconn e a Pegatron Tecnology. A Sony pretende a venda de cerca de 20 milhões de unidades.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Upgrade para app Optimus Alive'11

A realidade aumentada acaba de chegar à aplicação que a Optimus criou para o Optimus Alive’11. Com este upgrade - que se junta à Agenda personalizável com alerta de início de concertos e muitas outras funcionalidades úteis – a aplicação reúne agora um conjunto de conteúdos que vão ao encontro das necessidades dos festivaleiros, prometendo não só facilitar-lhes a vida na organização dos concertos, como também proporcionar-lhes uma experiência interactiva, não esquecendo a interligação com o universo online, através da integração com o Facebook.

Com a realidade aumentada é possível:
Entrar na área PESSOAL e ver quem são os amigos (do Facebook) com a aplicação instalada, saber quem fez check-in no recinto, podendo interagir com eles de três formas:
  • Enviar mensagem através do Facebook;
  • Deixar post no mural;
  • Ver localização no mapa ou através da realidade aumentada, que sobrepõe a foto do amigo ao último local onde este fez check-in.

iOS beta provoca sobreaquecimento em iPad

Rumores relatam que a nova versão dos iOS da Apple prova um sobreaquecimento no iPad.

A Apple anunciou o iOS 5 no passado mês, mas a versão completa apenas será lançada em Outubro/Novembro. Contudo, a versão beta poderá ser descarregada por programadores registados na Apple.

Um leitor da PC Pro relatou que o seu iPad sobreaqueceu após a instalação a instalação do iOS 5, "tanto que o senti quase a queimar". Este afirmou que o ecrã alcançou uma temperatura de 65º C - mesmo depois de o ter desligado - e o Wi-Fi deixou de funcionar.

Foi-lhe dito numa loja da Apple, em Londres, que era um problema normal na primeira geração de iPads quando nestes era instalado a versão beta do iOS 5. "Estou preocupado pois este é um problema conhecido e mesmo assim continuam a disponibilizar a versão beta para download", disse.

Apple é atacada por hackers

Um grupo de hackers, denominado de Anonymous, atacou um dos servidores da Apple, disponibilizando posteriormente usernames e passwords no seu perfil do Twitter, juntamente com um aviso de que a Apple poderia ser o próximo alvo dos seus ataques.

"Não sendo tão sério, mas (...) #Apple poderá ser um alvo, também. Mas não se preocupem, de momento estamos ocupados", foi a mensagem publicado por @AnonymousIRC, juntamente com um link que redirecciona para o ficheiro de texto hospedado no site Pastebin, ficheiro o qual contem aparentemente usernames e passwords de uma base de dados SQL de um dos servidores da Apple.

O site em questão (de momento, offline) é um site Apple Business Intelligence, e a base de dados é relacionada com a avaliação do mesmo.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

HP Touchpad chega à Europa este mês

O novo tablet do mercado com o sistema operativo webOS, depois do Plam, foi lançado hoje nos EUA e será colocado à venda em alguns países europeus em meados de julho. No entanto, para já, Portugal ainda está fora da rota do HP Touchpad.

“O primeiro Tablet webOS da HP estará disponível alguns dias depois no Reino Unido, Irlanda, França e Alemanha, e no Canadá em meados de Julho. Prevê-se que esteja disponível ainda este ano em Itália e Espanha, e na Austrália, Hong Kong, Nova Zelândia e Singapura. Espera-se que o TouchPad chegue a Portugal no início de 2012”, escreveu a marca num comunicado enviado à imprensa.

O Touchpad tem um ecrã de 9,7 polegadas com uma resolução de 1024 x 768 (como o iPad), processador Qualcomm Snapdragon a 1,4 GHz e é multitarefas. Oferece o software HP Synergy, para agregar e-mails, redes sociais, mensagens instantâneas, contactos e calendários, fornecendo um único ponto de acesso para a informação.

O tablet inclui também um teclado virtual para escrever e-mails e mensagens, bem como uma câmara frontal de 1,3 MP que lhe permite fazer videochamadas. Conte ainda com Bluetooth, Wi-Fi N, GPS, Flash 10.1, Beats Audio e 3G.

Os preços do HP TouchPad nos EUA são de 499 dólares (16 GB) e 599 dólares (32 GB), ou seja, aproximadamente 344 euros e 413 euros respetivamente.

Samsung Galaxy Z: imagens reveladas

O novo smartphone da gama Galaxy, o Samsung Galaxy Z, foi anunciado. Estranhamente este foi revelado pela operadora móvel Sueca Three, ao invés da companhia Coreana. O Galaxy Z é uma combinação entre os modelos I9003 Galaxy SL e o SII - contem um ecrã SC-LCD de 4.2" e 2 processadores Tegra 2 de 1 GHz.

O ecrã de 4.2" do Samsung Galaxy Z tem resolução WVGA e trata-se de um SC-LCD e não um SuperAMOLED. As suas dimensões são de 125.3 x 66.1 x 9.5 mm e tem um peso de 135 grs - não é como o Galaxy S II mas continua impressionante.

O Galaxy Z é suportado por um processador Tegra 2, mas a sua câmara de 5 MP é apenas capaz de captar vídeo de 720p - desapontamento, seria aguardado uma captura de vídeo de 1080p. O modelo Z contem uma capacidade de armazenamento de 8GB que poderá ser expandida através de um cartão microSD.



A pré-compra do novo dispositivo da Samsung está marcado na Suécia com o valor de 3995 coroas suecas, o que significam cerca de 435€. A operadora sueca está também a oferecer um dispositivo a todos os clientes que assinem um contrato com mensalidade durante um período de dois anos.

App: Optimus lança a aplicação LaFora

Dando continuidade ao lançamento de aplicações diferenciadoras, funcionais e de interesse geral, e no seguimento do sucesso alcançado com a Ondir, a Praiar e a Gasol, a Optimus anuncia o lançamento da aplicação ‘LaFora’, um guia turístico que desafia os utilizadores a descobrir as maravilhas paisagísticas e naturais de Portugal. Esta aplicação é gratuita e está disponível, uma vez mais, para todos os utilizadores de iPhone, iPad e iPod Touch, independentemente da rede que utilizam.

Portugal é um país rico em paisagens naturais de rara beleza. Desde o Parque Nacional da Peneda-Gerês ao Vale do Guadiana, passando pelo deslumbro paisagístico da Madeira e pela imponência da natureza dos Açores, com a aplicação ‘LaFora’ by Optimus os utilizadores encontram compilados num guia mobile, milhares de locais para passear, conhecer e desbravar.

A aplicação ‘LaFora’ localiza e disponibiliza informação sobre mais de 4.500 locais de interesse paisagístico, entre os quais se incluem lagos e lagoas, áreas protegidas, cascatas e quedas de água, rios e albufeiras, miradouros, aldeias típicas, parques e jardins, percursos naturais e muito mais.

Funcionalidades da Aplicação "LaFora"

Discovery:
- Notícias;
- Listagem de locais por tipologia;
- Listagem de locais mais relevantes;
- Pesquisa livre por nome do local;
- Pesquisa “perto de mim”;
- Pesquisa por localidade e última localidade;
- Pesquisa de “locais a explorar”;
- Pesquisa pelo mapa;
- Visualização dos locais no mapa;
- Resultados da pesquisa ordenados alfabeticamente;
- Resultados da pesquisa ordenados por distância;
- Resultados da pesquisa ordenados por comentários;
- Rota até aos locais (via Google Maps, TomTom e NAVV);
- Informações detalhada dos locais (incluindo descrição);
- Visualização de fotos de locais e inserção de novas fotos.

Personalização:
- Favoritos;
- Favoritos organizados alfabeticamente, por distância e por comentários;
- Sugestões inteligentes de locais em função do perfil do utilizador;
- Organização de favoritos e pretendidos por localização.

Comunidade:
- Envio de mensagens para convidar amigos;
- Publicação no Facebook;
- Votação de utilizadores (gostei, não gostei);
- Comentar e ver comentários.

Esta aplicação tem ligação ao Facebook, o que permite aos utilizadores votar nos locais de preferência, comentar e partilhar informações e fotografias com os seus amigos.

A ‘LaFora’ by Optimus está disponível para utilizadores de iPhone, iPad ou iPod Touch, e pode ser descarregada na Appstore, ou enviando um SMS grátis com LAFORA para o 1293.