terça-feira, 31 de maio de 2011

Será este o novo concorrente do Photoshop?

Com certeza já ouviu falar em concorrentes do Photoshop, mas já alguma vez ouviu falar do Acorn?

Todos nós já tivemos a necessidade de editar imagens, mas nem todos temos o tempo necessário para aprender as especificidades dos grandes programas de edição. Daí a criação do Acorn, onde a edição de imagem com texto, formas e o trabalho com layers é possível e de uma forma simples.

Este software é tal como o conhecido Photoshop da Adobe, e o seu preço de venda de 39,99€, é claro que este valor não se assemelha ao valor de venda do Photoshop!

Em termos de funcionalidade, como já referido, é possível o trabalho através de layers, a utilização de máscaras, gradientes, alterações de alfa, rotação de texto ou formas, além de tudo é possível a importação de ficheiros do Photoshop (o que até certo ponto é bastante útil).

O Acorn encontra-se disponível para compra ou download da versão trial em www.flyingmeat.com/acorn/ ou na Apple Store.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Vodafone lança novo smartphone de marca própria

A Vodafone Portugal acaba de lançar um novo smartphone com sistema operativo Android: o Vodafone 858, o terceiro smartphone de marca própria com este sistema (sucede ao Vodafone 845 e ao Vodafone 945).

O Vodafone 858 vem equipado com a versão 2.2. (Froyo) e pode ser adquirido por €99,90. Com um design atractivo, este equipamento permite o acesso fácil às redes sociais e ao e-mail através de uma ligação 3G/HSDPA ou WiFi. Tem ainda um ecrã táctil QVGA capacitivo de 2,8 polegadas, A-GPS, sensor de proximidade, câmara de 2 megapixel e rádio FM.

Este smartphone dispõe ainda de um conjunto de aplicações Google – Gmail, Google Maps, Google Navigation e Google Talk – que pode facilmente ser aumentado através do acesso à loja online Android Market.

Mac OS prepara terreno para Lion via App Store

Os programadores receberam a mais recente versão de teste do OS X, que prepara o terreno para atualização através da Mac App Store para o OS X Lion.

Segundo o AppleInsider, a versão de teste mais recente do OS X 10.6.8 é a mais recente prova de que a Apple se prepara para distribuir o OS X 10.7 Lion através da Mac App Store.

As notas que acompanham a terceira versão para programadores do OS X 10.6.8 indicam que a beta inclui correcções que "melhoram a Mac App Store para preparar o seu Mac para a actualização para o Mac OS X Lion". A empresa da Maçã deverá também vender o Lion em discos ópticos, para quem não tenha uma ligação de Internet rápida.

O Mac OS X 10.6.8 inclui também uma atualização para defender o sistema da recente vaga de malware MAC Defender, o software malicioso que tem feito correr tinta nas últimas semanas.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Asus Eee Tablet com entrada para smartphones?

A Asus tem vindo a divulgar teasers antes da feira de eletrónica Computex, que se realiza em Taipei, Taiwan, com alguns posters a aparecerem online prometendo novos produtos.

O último destes posters é provavelmente o mais intrigante, precisamente porque mostra um telemóvel e um tablet que estão, de certa forma, interligados. O mais provável é existir uma ligação direta entre tablet e smartphones.

O teaser, que aparece na imagem, mostra, ao que parece pela composição do equipamento, um telemóvel Android ao lado de um tablet com as seguintes frases em inglês “Tablet ou Telemóvel?” e “E que tal ambos?”. 

Facebook: uma potencial ferramenta na Internet

O Facebook pretende entrar em parcerias com companhias online de música e vídeo para lançar uma nova característica que será integrada em páginas web exteriores ao perfil do Facebook.

A nova característica terá a forma de widget ou aba que tomará lugar na página de perfil do utilizador, de acordo com o "The New York Times". O serviço irá permitir ao utilizador partilhar as músicas que esteve a ouvir, disponibilizando essas mesmas músicas aos seus amigos para que estes possam ouvir e partilhar.

A rede social tem discutido com várias companhias multimédia, o interesse de integrar os seus conteúdos através da nova aplicação, incluindo a Spotify. Esta semana surgiram rumores sofre uma possível parceria entre o Facebook e a Spotify. Este rumores reportavam que o Facebook teria escolhido a Spotify para suportar o seu novo serviço. O "New York Times" também noticiou que, apesar de tudo, o Facebook não se quer comprometer com apenas um serviço de música, querendo assim vários parceiros para a sua nova plataforma.

Imagine que poderia ver o que os seus amigos estiveram a ouvir no Netflix ou no Pandora através dos seus perfis do Facebook. Agora imagine se pudesse também ver as recomendações dos seus amigos com um único clique. Tudo isto poderia tornar o Facebook numa grande plataforma multimédia online. Conteúdos multimédia e recomendações poderiam dar ao Facebook uma nova apresentação que levaria os seus utilizadores a permanecer na rede social por bastante tempo.

O Facebook pretende tornar-se num grande sistema de operações na web, mas para tal este deveria também disponibilizar conteúdos áudio, vídeo, series de TV e até mesmo ebooks. E este serviço parece ser desenvolvido para suportar tudo isto.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Nokia anuncia dois Dual SIM

A Nokia acaba de anunciar dois dispositivos Dual SIM, o Nokia X1-01 e o Nokia C2-00, que oferecem a experiência conveniente e intuitiva quando se trata de alternar entre cartões SIM, sem comprometer as funcionalidades e características de entretenimento.

“O Nokia X1-01 e o Nokia C2-00 oferecem mais memória, uma bateria mais duradoura e funcionalidades de entretenimento superiores a outros produtos Dual SIM já existentes no mercado”, afirma Miguel Duarte Pedro, Gestor de Programas da Nokia Portugal. “Ambos os telefones permitem configurar até cinco cartões SIM em separado, sendo possível personalizar cada um deles com um nome. Além disso, o utilizador pode pré-definir com qual cartão prefere fazer chamadas, enviar SMS e efectuar ligações de dados. Só a Nokia consegue este nível de eficiência em dispositivos Dual SIM!”, acrescenta o mesmo responsável.

Nokia X1-01
Com o Nokia X1-01 pode atribuir um logo a cada cartão SIM e um tom de toque. Além disso, este dispositivo também oferece música Dual SIM, permitindo armazenar milhares de músicas, graças ao suporte de cartão de memória até 16GB. A juntar a isto o utilizador pode criar as suas próprias playlists, e partilhar as suas faixas favoritas com os seus amigos. O Nokia X1-01 possui ainda teclas de música dedicadas e uma bateria que pode ir até às 36 horas de reprodução contínua de música.

Nokia C2-00
O Nokia C2-00 é o primeiro Dual SIM a oferecer a característica Easy Swap, que permite mudar de cartão SIM sem necessitar de desligar o telefone ou remover a bateria. Basta abrir a porta do cartão SIM e trocar os cartões, sem ter que esperar que o telefone reinicie. Com o Nokia C2-00 pode navegar na Internet, ler e-mails e desfrutar do serviço de mensagens instantâneas com cada um dos cartões SIM. Graças à memória – extensível até 32GB - o Nokia C2-00 permite-lhe guardar milhares de fotos, vídeos e ficheiros de música.

O Nokia X1-01 e o Nokia C2-00 começarão a ser comercializados em Portugal em Julho deste ano.


quarta-feira, 25 de maio de 2011

Microsoft apresentou o Windows Phone 7 Mango

A Microsoft apresentou a nova versão do Windows Phone 7, conhecida pelo nome de código ”Mango”. Segundo a empresa, esta nova versão traz cerca de 500 modificações e melhorias no sistema operativo.

O anúncio do novo Windows Phone foi feito simultaneamente em Nova York, Londres e São Paulo. O Windows Phone 7 Mango estará em 38 países até o final do ano, Portugal será um deles. A Microsoft aumenta o número de idiomas suportados, incluindo o Português (de Portugal), e novos serviços, como o Marketplace, o Bing e a Xbox-Live, já a partir do Outono.

Entre as principais novidades do Windows Phone 7 Mango, está a integração entre serviços e diferentes aplicações de uma forma melhorada e muito evoluída e o novo sistema multitarefa.

Samsung Galaxy Tab 10.1 está prestes a chegar com o Android 3.1

O Samsung Galaxy Tab 10.1 está prestes a chegar de acordo com um tweet da Samsung Mobile US.

Além disso, e como mencionado no mesmo tweet lançado pela Samsung, a nova versão do Samsung Galaxy Tab 10.1 será suportado pela nova versão do HoneyComb, também conhecido por Android 3.1.

O novo Samsung Galaxy Tab 10.1 virá substituir um outro tablet da Samsung com o mesmo nome, mas que, segundo a Samsung, não tem capacidade de combater o iPad 2 da Apple.

O dispositivo é suportado por um processador dual-core de 1GHz, ecrã de 10.1 polegadas com resolução de 1280×800 pixeis, uma câmara traseira de 3 megapixeis assim como uma câmara frontal de 2 megapixeis para vídeo-chamadas, tudo isto reunido num dispositivo com cerca de 500 grs e com uma espessura com cerca de 0,8 cm.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Apple prepara serviço de música na cloud

A Apple realizou vários acordos com algumas editoras musicais para lançar um novo iTunes que permitirá alojar as músicas na "nuvem", sem necessidade de download, como já fizeram a Google e Amazon. A informação foi avançada por vários blogs que adiantam inclusive que o serviço pode ser apresentado oficialmente na Conferência de Programadores da Apple, em Junho.

O acesso à "nuvem" está a ser visto como o novo método de distribuição da indústria musical, e as grandes empresas estão a entrar numa corrida para lançar em breve este serviço.

Desta forma, tanto a Google como a Amazon lançaram há algumas semanas sistemas de armazenamento de música na cloud, no entanto, nenhuma delas conseguiu chegar a acordos com editoras, o que não acontece no caso da Apple. Segundo vários blogs de tecnologia, a empresa de Steve Jobs já chegou a acordo com a Sony Music, EMI e Warner Music.

Foxrot gravam EP de apresentação "Tudo isto é puro vicio"


Foxrot nasce em Fevereiro de 2008 na cidade de Espinho e apresentam-se como uma banda de originais em Português, no resultado de uma junção de sons e instrumentações diferentes. Um estilo livre, uma forma de bem-estar na produção e criação de música, procurando uma sonoridade forte e consistente.

Após dois anos de união, decidiram lançar o seu primeiro projecto de estúdio ao qual apelidaram de "Tudo isto é puro vicio".

O EP foi apresentado no passado dia 21 de Maio, no auditória da J.F. de Espinho.

Opção de embalagem: Digipak
Os Digipaks são embalagens em cartão, com tabuleiro em plástico rígido, disponíveis em sete medidas diferentes. Estas caixas detêm um elevado nível de procura, principalmente as Standard e de DVD, visto que permitem a criação de um design muito criativo e personalizado.

Mais informações acerca da banda em: foxrotmusic.tumblr.com

Mais informações acerca deste producto em: branditcopy.com

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Falso antivirus dos Macs foi criado por gang que atacava o Windows

A Microsoft diz que o falso antivírus que tem vindo a ser disseminado pelos computadores da Apple foi criado por um gang que também já fez estragos nos sistemas operativos Windows.

MacDefender, MacSecurity e MacProtector: os nomes ostentam credibilidade, mas estão longe de serem os antivírus que apregoam. Na verdade, apenas são aplicações que abrem janelas e pop ups que tentam enganar utilizadores com falsos alertas de infeção e que têm como elementos distintivos o facto de prometerem a "cura" da infeção a troco de um alegado licenciamento que está avaliado em 79,5 dólares.

Segundo engenheiros do Centro de Proteção do Malware da Microsoft (CPMM), este scareware está a ser distribuído por uma página Web que consegue distinguir se o computador corre sistemas operativos Windows, ou Mac. Esta mesma página distribui para os sistemas operativos Windows o ficheiro malicioso Win32/Winwebsec, enquanto os Macs são infetados com ficheiros MacOS_X/FakeMacdef, noticia a Computerworld.

O facto de os ficheiros criados para os dois sistemas usarem a mesma página para se disseminarem e partilharem a mesma plataforma de pagamento levou os investigadores da Microsoft a concluir que estas duas ameaças tecnológicas têm ainda em comum a autoria. Rússia é a origem provável dos autores destas duas novas versões de scareware.

Facebook e Apple sofrem pressão para respeitar privacidade

Uma grande quantidade de informações sobre localização, incluindo dados de aparelhos móveis de adolescentes, está a ser recolhida e vendida sem o consentimento dos consumidores, algo que precisa de ter fim, afirmaram nos Estados Unidos formuladores de políticas numa comissão de empresas de tecnologia na quinta-feira.

Embora eles tenham notado que a Apple, Google, Facebook e outras empresas do sector contribuíram com grandes inovações tecnológicas, também mostraram irritação com a recolha e a venda de dados de consumidores sem o seu consentimento. Grande parte da «ira» deve-se a aplicações de smartphones e a recolha de dados de adolescentes.

«Um adolescente que aceda a uma aplicação pode não se dar conta de que a sua agenda de contactos está a ser disponibilizada e partilhada com terceiros. Isso não deveria acontecer neste país sem a permissão de um adulto», disse o senador John Rockefeller, presidente da Comissão de Comércio.

A descoberta, no mês passado, de que os iPhones da Apple recolhiam dados de localização e armazenavam-nos por até 1 ano - mesmo quando o software de localização devia estar desligado - estimulou novas investigações sobre localização e privacidade.

O Google, que também provocou discussões sobre privacidade com controvérsia sobre os seus serviços Buzz e Street View, entre outros, foi arrastado para a discussão por fornecer software de smartphones com Android.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Sim, estragar dinheiro pode dar música

Sim, é verdade! E como? basicamente teremos que utilizar um acessório chamado Pickmaster Plectrum Punch!

É nada mais nada menos do que um perfurador que consegue dar a forma de palheta a qualquer objecto de plástico, como por exemplo, os cartões multibanco fora de prazo.

De facto, qualquer objecto de plástico poderá ser transformado, desde que seja resistente.

Os seus criadores acreditam que os cartões de multibanco ou de crédito, depois de vários anos de uso, merecem uma segunda vida ... na forma de uma palheta (para guitarra).


Para já o produto apenas se encontra disponível para compra online, ou seja, aqui!

Mourinho Tactical Board: afinal de que se trata?

Quer ser o próximo Mourinho? É uma tarefa muito difícil mas o "Mourinho Tactical Board" pode lhe dar uma grande ajuda.

A Forward Green, empresa de Barcelos, criou um software para José Mourinho que põe fim ao seu já famoso bloco do treinador luso ou aos bilhetes que os jogadores levavam para dentro de campo. "Com este software posso prever a táctica que o adversário vai jogar e, durante o encontro, posso fazer as alterações que bem entender de uma forma fácil e rápida", diz Pedro Araújo, responsável da empresa. Estes barcelenses são um caso de sucesso no mundo dos negócios.

A partir da Brandit, uma empresa especializada na produção, licenciamento, duplicação e distribuição de conteúdos (vídeo, áudio, jogos e ROM), para os mais diversos suportes, criaram a Forward Green. "Começamos a ter cada vez mais solicitações ligadas ao desporto e decidimos, o ano passado, criar esta empresa. Desenvolvemos software ligados ao desporto ou equipamentos desportivos que tenham uma mais-valia em termos de tecnologia", explica ao JB o responsável da empresa. "A ideia não foi nossa", diz Pedro Araújo.

"O primeiro contacto foi feito por alguém do Real Madrid, que tinham ouvido falar muito bem de nós. Fui a Madrid e, a partir daí, tudo se desenrolou com naturalidade", lembra. Daí em diante, os contactos foram sempre feitos com José Mourinho e com o barcelense Rui Faria - "ajudou-nos bastante na parte de desenvolvimento" - e em apenas um mês criaram a primeira versão do programa. Depois com as alterações sugeridas pelo técnico português, foram mais quatro meses ate obter a formação final... "mas já estamos a trabalhar numa segunda versão", revela o responsável.

A grande novidade deste software e a possibilidade de poder preparar as bolas paradas. "Posso simular penaltis, cantos, livres directos ou indirectos,
frontais, laterais, etc., tanto a favor como contra. Nenhuma outra aplicação no mercado tinha isto", afirma Pedro Araújo. Na Posição Global Táctica, o mais utilizado durante o jogo, há mil e uma situações que se podem fazer ou prever. "Ainda tem a mais-valia de podermos riscar ou apagar como se fosse em papel'', explica. "Em papel para simular varias situações de jogo e necessária varias folhas".

Com este software, as possibilidades são imensas e cabe tudo num pequeno telemóvel que podemos transportar para qualquer lado", diz Pedro.

Este software foi pensado especialmente para o treinador português, contudo, Mourinho lembrou que aquele programa dava jeito a qualquer outro treinador. Daí à comercialização foi um pequeno passo.


Os preços variam entre 39,95 euros para PC's; 19,95 euros para Tablets (usado por Mourinho), e 9,95 euros para Smartphones - podem ser adquiridos em http://www.mourinhotacticalboard.com/ ou no Android Market. Após o lançamento do software, o sitio na internet do "Mourinho Tactical Board" teve 60 mil visitas em apenas 48 horas. "Já vendemos algumas centenas para países desde dos EUA, ate a China, passando por Espanha, Suíça, Bélgica, Itália, México, Rússia ou Argentina". Já não e novidade de que tudo o que José Mourinho faz é noticia.

O "Mourinho Tactical Board" não foi excepção e jornais de todo o mundo noticiaram mais um a inovação do técnico luso. O nome da empresa e de Barcelos correu mundo, o que deixa Pedro Araújo extremamente satisfeito.
"A melhor publicidade para uma empresa é a que passa de boca em boca. Nós temos crescido assim, ate agora tem gostado do nosso trabalho e recomendam a outras pessoas ou empresas", recorda.

Ian Curtis, dos Joy Division, morreu há 31 anos

Vocalista da banda de Manchester suicidou-se faz hoje 31 anos na sua casa em Macclesfield, Inglaterra.

Completam-se hoje 31 anos da morte de Ian Curtis, o mítico vocalista dos britânicos Joy Division. O músico, então com 23 anos, suicidou-se na sua casa em Macclesfield, Inglaterra, na véspera da primeira digressão norte-americana da banda e dois meses antes da edição de Closer , o segundo álbum.

Letrista e intérprete das canções dos Joy Division, Curtis não resistiu às crises de depressão e epilepsia e ao desmoronar do casamento com Deborah Curtis e acabaria por se enforcar a 18 de maio de 1980.

Os acontecimentos foram descritos pela viúva, Deborah Curtis, no livro Touching from a Distance: Ian Curtis and Joy Division , editado em 1995, que serviu de base ao filme Control , de 2007.

Veja abaixo o vídeo de "Love Will Tear Us Apart":


Apple quer tornar os cartões SIM mais pequenos

A Apple apresentou uma proposta para tornar os cartões SIM mais pequenos do que os actualmente utilizados pela empresa nos seus dispositivos

A revelação foi feita por uma executiva da operadora Orange, em declarações à agência Reuters, que afirma que o objectivo da Apple é integrar estes cartões em dispositivos ainda mais finos.

A existência da proposta da Apple foi já confirmada pela ETSI, a organização europeia responsável pelos standards no sector das Telecomunicações, que refere que ainda deverá durar algum tempo até surgir um novo formato de cartão SIM.

De acordo com um porta-voz da ETSI «este processo pode demorar algum tempo, um ano ou mais, caso surja um grande desacordo entre os representantes do sector».

O responsável da ETSI citado pela agência noticiosa adianta contudo que «quando houver um consenso alargado entre as empresas que integram o comité dos standards, o processo poderá ser acelerado».

Segundo a executiva da Orange, algumas das operadoras já deram o aval ao novo formato e prevêem que comecem a surgir no mercado os primeiros dispositivos compatíveis com estes cartões SIM mais pequenos em 2012.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Motorola e Verizon revelam o Droid X2

Depois de meses de especulação, a Verizon e a Motorola colocaram finalmente um ponto final aos rumores e anunciaram oficialmente o lançamento do Droid X2 para o dia 26 de Maio (de 2011, claro), disponível para pré-compras para amanhã, 19 de Maio!

O Droid X2 Será lançado com, o agora desactualizado, Android 2.2, mas brevemente será actualizado para a versão 2.3.
No dispositivo vem incorporado um processador dual-core de 1GHz, ecrã de 4.3" resistente a riscos, anti-reflexos e capacidade para visualizações HD e com uma camâra de 8 mega-pixeis com auto focagem e suporte para gravação de vídeo HD.

Para alem das características acima apresentadas, este dispositivos apresenta ainda suporte para HDMI e conexão Wi-Fi, bem como Mobile HotSpot, que permite a partilha da conexão 3G.

Nos Estados Unidos, o novo Droid X2 terá um preço de venda de 199$, com um contrato com a operadora de 2 anos. Em Portugal, o preço de venda é ainda desconhecido.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Curtas: Acer Iconia Tab A100 adiado

A Acer anunciou que irá adiar o lançamento da tablet Iconia Tab A100 para a segunda metade de 2011 sem adiantar qualquer razão. A Iconia Tab A100 vem com o Honeycomb pré-instalado e é suportado pela plataforma Tegra 2 da Nvidia. Lembramos que houve o rumor que a produção do Iconia Tab A100 foi cancelada na Polónia, local onde é produzido, mas representantes da Acer na Inglaterra já vieram desmentir tal facto.

O Acer Iconia Tab A100 vem equipado com um processador dual-core Tegra 2 da Nvidia, ecrã de 7 polegadas, flash 10.1 e duas câmaras fotográficas, uma frontal de 2 megapixéis e outra traseira com 5 megapixéis.

Curtas: Nova campanha "Fairy"

Heis que a Fairy surge com uma nova colecção de anúncios publicitários da autoria de Grey WorldWide Dussedorf. O seu mote: "Algumas coisas são difíceis de separar" (Some things are hard to separate).

Apresentamos alguns dos cartazes publicitários:





I Am Playr: O jogo dos "exploradores"

Após o lançamento do WE R Interactive, foi também lançado um programa de marketing semelhante a este jogo online em tudo ligado ao futebol, I Am Playr, foi lançado em Março em versão livre e beta.

Administradores de blogues e web-sites relacionados com o futebol serão convidados a efectuar o registo e tornarem-se em exploradores (IAmPlayr.com/scout), onde terão acesso a um kit River Park FC e serão permitidos a aceder a conteúdos exclusivos da plataforma I Am Playr para integrar nos seus sites.

Também será permitido oferecer aos seus visitantes, créditos que poderão ser utilizados para compra de itens online na plataforma, como as ultimas chuteiras da Nike. A marca Nike é uma parte integrante do jogo.

Os "exploradores" estarão todos presentes numa tabela de ranking, e a 3 de Junho o vencedor receberá 3 bilhetes para assistir a um jogo do Real Madrid C.F. da próxima época.

"Nesta primeira fase optamos por utilizar palavras-chave de grande influencia de forma dar grandes passos.", disse David Rose, CEO da We R Interactive. "Naturalmente nós introduzimos mecanismos de jogo na campanha, utilizando tabelas de ranking para provocar a competição."

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Smartphones: Como a Google entende os seus utilizadores

Cada vez mais as nossas vidas e as nossas actividades estão dependentes dos nossos dispositivos móveis. Confiamos neles a tarefa de nos manter on-line a maior parte do tempo. É neles que fazemos as nossas pesquisas e nos informamos das muitas possibilidades que temos.

Consciente desse novo mercado que está a crescer de forma exponencial, a Google resolveu procurar saber mais sobre os nossos hábitos e o que fazemos com a informação que deles retiramos. Os resultados estão no vídeo que abaixo apresentamos.

A base para o vídeo que temos hoje para vos apresentou, resultou de um estudo levado a cabo pela empresa Ipsos OTX a pedido da Google. Foram questionados sobre os seus hábitos mais de 5 mil utilizadores de smartphones com acesso à Internet. Este estudo decorreu no final do ano passado e teve lugar nos Estados Unidos.

Para além dos dados mais óbvios, foi recolhida informação que permite agora à Google começar a dirigir a sua publicidade a este alvo de forma mais objectiva e assim conseguir melhores resultados.

Naturalmente que o lucro é repartido com os utilizadores. A informação que nos vai chegar é de maior utilidade e a Google consegue dirigir-se de forma mais objectiva aos utilizadores deste tipo de equipamentos.


Curiosos foram alguns dos resultados apresentados. Mostram a forma como nos começamos a relacionar com este tipo de equipamentos e a dependência que temos já da sua presença.

A Google, por ter como um dos seus principais serviços a venda de publicidade, irá com certeza aproveitar estes dados de forma exemplar para alargar o seu negócio.

Curtas: Nokia acaba com marca OVI

A Nokia continua com o seu programa de reestruturação e anunciou que irá substituir a marca OVI Services por Nokia Services, numa clara tentativa de uniformizar e fortalecer a marca Nokia. A Nokia desistiu da marca Ovi logo após ter efectuado grandes mudanças estruturais na empresa, tais como a substituição do CEO, a bombástica migração para o Windows Phone 7 e ter despedido cerca de 4000 trabalhadores.

"Centralizando a identidades dos nossos serviços numa marca e não em duas, iremos reforçar a marca principal Nokia e unificar a arquitectura da nossa marca".

A Nokia já afirmou que não haverão mais mudanças além da reestruturação da marca, que deverá terminar algures em 2012.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Curtas: Ro.me - Uma experiência Google Chrome

www.ro.me lançou ontem, 12 de Maio de 2011, o ultimo vídeo interactivo do director Chris Milk e Aaron Koblin da Google. “3 Dreams of Black” é um videoclip experimental para os Danger Mouse e para a compositora Danielle Luppi’s inspirado na faixa “Black” do novo álbum ROME. O álbum, com participação especial de Jack White e Norah Jones será lançado pela EMI.


Esta experiência foi desenvolvida especialmente para o browser Google Chrome utilizando a linguagem HTML5.


Novidades Chrome OS – Chegou o Chromebook

O segundo dia da Google I/O prometia muito e as espectativas não foram defraudadas. Provavelmente esperavam-se anúncios um pouco diferentes, mas o que foi apresentado não deixou ninguém indiferente. A disponibilização do Chrome OS ainda não foi feita, para grande pena de muitos utilizadores, mas passos nesse sentido foram dados.

A Google preferiu apresentar desta vez o hardware com que vai disponibilizar o seu sistema operativo. São para já dois portáteis e um modelo de negócio que apesar de inovador já tinha sido veiculado de forma não oficial.
Mesmo não tendo sido anunciado de forma oficial a disponibilização do Chrome OS, a Google apresentou já algumas novidades que entretanto foram adicionadas a este sistema operativo. Começa por ter um gestor de ficheiros para que os utilizadores possam navegar por entre os seus documentos ou ficheiros multimédia. Todos estes ficheiros vão ser abertos por uma WebApp associada à sua extensão.

Depois foram ainda apresentado um player de ficheiros multimédia. Este terá capacidades de gestão de músicas (avançar, recuar, saltar músicas, pausa e criação de listas de reprodução) e uma janela de vídeo que será se sobreporá à janela do Chrome e será apresentada no canto inferior. Será também possível maximizar essa janela.

Por fim foi apresentada uma funcionalidade que é aguardada por todos os utilizadores e que será também usada fora do Chrome OS. Os modos offline dos principais serviços da Google vão voltar, na forma de WebApps. Esta funcionalidade estará disponível no início do verão deste ano.


Para além de ter desenvolvido o seu sistema operativo, a Google esteve activamente envolvida com 2 fabricantes de hardware e desenvolveu um padrão que designou Chromebook. Estes equipamentos vão ter de cumprir um conjunto rígido de padrões que passam por arrancar o Chrome OS em 8 segundos, ter baterias com duração de 8,5 horas, ter várias camadas de segurança que vão tornar desnecessária a utilização de antivírus e ligação à Internet (Wifi e 3G).

Foram apresentados pela Google neste segundo dia da I/O os primeiros dois portáteis que foram desenvolvidos em parceria com a Samsung e com a Acer. Estes dois equipamentos vão estar disponíveis para vendo nos locais de consumo geral, mas para já restritos a alguns países (Estados Unidos, o Reino Unido, a Holanda, a Alemanha, a França e Espanha). Todos os equipamentos vão estar associados a um plano de dados de uma operadora móvel.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Curtas: Paris - 8mm (vídeo)

Um vídeo curto, simples mas adorável, capturado nas ruas da cidade de Paris, utilizando um iPhone com a aplicação iSupr8 App, com o tema 8mm de Yann Tiersen.


Sobre a aplicação:
A aplicação iSupr8 aplica um filtro no vídeo, dando-lhe um aspecto de um filme clássico de 8mm. É uma aplicação fantástica para todos aqueles que gostam do look vintage nos seus vídeos.
A aplicação foi desenhado por entusiastas de filmes antigos.

iSupr8 é uma aplicação que captura o vídeo através da cama do iPhone e adiciona os efeitos da velha escola e de filmes clássicos. O filme capturado é transformado numa obra mestra única e retro.

iSupr8 não é somente uma aplicação nova e divertida, é o esforço de reviver e aumentar a consciência de um formato comercial moribundo à nova geração, bem como uma ferramenta de produção para os realizadores que procuram uma visão clássica e autêntica.

A aplicação encontra-se disponível para iPhone 4, iPhone 3GS, iPod touch / iOS 4.1 ou mais avançados. Algumas características poderão não funcionar em alguns dispositivos.

Mais informações em www.iSupr8.com.

Aqui fica mais um vídeo de demonstração:


Fonte

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Curtas: Ecrãs transparentes - Um pequeno truque

Imagine como seria se o ecrã do seu computador, ou tablet, fosse transparente de forma a que pudesse ver os objectos que se encontram na retaguarda do dispositivo, como se estivesse a olhar através de uma "parede de vidro". Acha que isso é impossível para a tecnologia do presente? Bem, poderá ser para os engenheiros, mas podemos assegurar que os designers e artistas já desenvolveram vários "ecrãs transparentes".

Dê uma vista de olhos na imagem abaixo, nós temos a certeza que não vai resistir em ver as seguintes. As imagens de ecrãs transparentes tem um aspecto fantástico e ao mesmo tempo real. Apesar de tudo, nós estamos no terceiro milénio, onde quase tudo é possível e a distância entre a imaginação e realidade é, por vezes, muito curta.

 
"Trans­par­ent screen 2" de Keith Con­roy

 
"Pac-​​Manic" de Al McNulty

 
"Trans­par­ent screen #3" de wins72

"Trans­par­ent desk­top" de Irja Elisa


terça-feira, 10 de maio de 2011

Apresentamos o Music Beta, da Google

Um dos mais aguardados serviços de música da Google, o Google Music, encontra-se apenas numa versão experimental mas a companhia já lançou um vídeo de apresentação destacando algumas das mais importantes e empolgantes características da aplicação.

O vídeo mostra a aplicação em funcionamento através da Internet utilizando um tablet e um spmartphone com o sistema operativo Android. O reprodutor armazena as faixas de áudio através do sistema nuvem, mas as faixas recentemente reproduzidas entram em cache no dispositivo, podendo o utilizador ter acesso às mesmas mesmo quando offline. É também possível ao utilizador seleccionar artistas e álbuns em especifico.

Toda esta experiência poderá ser partilhada através dos dispositivos que o utilizador possua, ou seja, se a lista de reprodução foi criada no desktop, esta encontra-se também disponível no smartphone ou tablet do utilizador.

Aqui fica o vídeo de apresentação do Google Music...


segunda-feira, 9 de maio de 2011

Adobe lança conversor de PDF para arquivo de texto

A Adobe disponibilizou um novo serviço online que permite converter documentos em formato PDF para arquivos de texto do Word. O serviço chama-se Adobe ExportPDF e funciona através de um upload do ficheiro PDF para o site que o converte e o disponibiliza em arquivo de texto para download.

A empresa indica que o serviço permite converter a maioria dos arquivos PDF existentes para ficheiros Word 2007 e 2010. Esta ferramenta não converte arquivos protegidos por senha ou com protecções que impedem a impressão, cópia ou alterações no conteúdo.

O Adobe ExportPDF funciona por assinatura e permite conversões ilimitadas, no entanto, o serviço encontra-se apenas disponível em inglês.

Curtas: Google Translator (Android e iOS)

O Google Translator tem a capacidade de "ler" num idioma e traduzir para outro. Mas faz mais: pode falar para o telefone, ele "ouve" e lê a tradução para que não existam problemas de pronunciação.

Até pode colocar o seu telefone na horizontal para que o texto fique maior e possa ser visualizado pelo seu interlocutor.

Ou seja, quando estiver na China já não vai ter problemas em ficar a saber onde é que vendem as melhores imitações de iPhones.

O Google Translator, para Android e iOS, é uma aplicação gratuita.

Curtas: Nokia continua a liderar

Apesar de quota cada vez mais baixa, smartphones finlandeses são os mais vendidos.

Com uma quota de mercado a cair, a Nokia continua a liderar no segmento dos smartphones, revelou a IDC. No geral, o mercado mundial de smartphones cresceu 79,7 por cento.

Dados relativos ao primeiro semestre de 2010 mostram que a Nokia continua a liderar o mercado com 24,3 por cento, embora tenha perdido 12,6 por cento da quota de mercado neste segmento.

Em seguida está a Apple, com 18,7 por cento de quota de mercado, e cresceu, durante o mesmo período de tempo, 114 por cento, o que prova a sua crescente aproximação pela liderança no mercado.

Em terceiro, quarto e quinto lugares estão a RIM (14 por cento), Samsung (10,8 por cento) e HTC (8,9 por cento), respetivamente.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

O2 partilha música com os seus clientes

A O2 Academy entrou numa parceria com a Fair Share Music para oferecer aos seus clientes locais os temas mais recentes de artistas quer do Reino Unido como dos EUA.

A lista de "download e descoberta" incluí artistas como Erland and The Carnival, We Are Augustines, Mother Mother, Seeräuber Jenny, Hounds & Elevens, e será promovida, através da O2 Academy, em várias plataformas online, incluindo 15 websites, e-mail, redes sociais assim como em cartazes espalhados pelas cidades.

A promoção visa sensibilizar os cidadãos acerca dos download de musica, através da Fair Share Music, visto que partes das receitas é entregue a associações de caridade.

"Como se trata de um novo serviço, vemos esta parceria como uma forma de sensibilizar e introduzir o conceito de generosidade a todos aqueles que amam a música, desta forma estão também a ajudar as boas causas das associações" disse Lee Cannon, co-fundador da Fair Share Music. A Fair Share Music doa quantias monetária fazendo com que o consumidor se sinta bem com as suas compras, mudando também a forma de pensar acerca das doações.

TMN vai começar a vender música a 1,35 euros

A TMN lançou hoje a loja Music Store, que vai vender músicas a 1,35 euros por faixa.

O novo serviço vai disponibilizar mais de três milhões de músicas das maiores editoras nacionais e internacionais para download no telemóvel e no PC.

O Music Store está disponível no site da TMN. De acordo com a operadora, as músicas compradas para escuta no telemóvel podem ser descarregadas para o PC, sem custos adicionais. O contrário também é válido: ou seja, uma música descarregada para o PC também fica disponível para download para o telemóvel, a partir da loja Music Store.

A questão foi colocada: Será que 1,35€ por faixa um preço adequado?

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Bravia recebe nova actualização

A Sony lançou recentemente uma actualização de firmware para todos os Televisores Bravia que irá oferecer novas funcionalidades tais como o acesso ao Skype e às redes sociais como o Twitter ou Facebook.

Novas funcionalidades que cativam a imaginação
Entre as novas características a actualização de firmware vai permitir a utilização do serviço Skype no seu televisor, para efectuar chamadas de voz e de vídeo gratuitas, através da Internet, para qualquer lugar do mundo.
Vai poder ainda controlar o seu televisor e navegar na Internet utilizando a função Media Remote no seu smartphone ou a função Remote Keyboard no portátil VAIO. A função Media Remote – uma aplicação gratuita disponível para smartphone Android, iPhone ou iPad – faz com que a inserção de texto no ecrã seja bem mais simples do que escrever com o telecomando da televisão.


Fácil acesso à sua rede social favorita
Ligue-se à sua conta de Facebook ou Twitter no seu televisor e mantenha o contacto com todos os seus amigos. E como pode controlar o televisor com o seu smartphone ou VAIO, a actualização do seu status ou o envio de mensagens torna-se muito mais simples.

Nunca perca uma actualização – ligue o seu televisor à Internet
Tire partido de todas as novas funcionalidades do televisor, ao assegurar-se que o firmware do seu televisor está actualizado.

Ligue facilmente a sua televisão à Internet, através de um cabo ou de uma rede wireless, e será notificado quando as actualizações do firmware estiverem disponíveis. Com um clique no telecomando poderá fazer automaticamente a actualização do seu televisor e começar a aproveitar as novas funcionalidades fantásticas.